Home Editorias Mato Grosso Estudante mato-grossense é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física
fullinterna_3


Estudante mato-grossense é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física

| Por


Representando a Escola Estadual Desmilton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, Matheus Marinheiro Spontam, 18 anos, conquistou a medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Física. Foram 187 mil inscritos em todo país, sendo 1,1 mil de Mato Grosso. Realizada de forma virtual na quinta-feira (09.09), a solenidade de premiação, organizada pela Coordenação Estadual da OBFEP, reuniu os estudantes, professores e contou com a participação dos gestores escolares.

Acumulando conquistas desde os 14 anos, quando ainda era aluno pela rede municipal, Matheus tem sido figura marcante nas competições. De lá para cá, entre competições de outras disciplinas, como matemática e química, Matheus conquistou o primeiro lugar do pódio em dois anos consecutivos: aos 16 anos na Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas (2019) e aos 17 anos na Olimpíada Brasileira de Física (2020), concorrendo também com alunos de escolas particulares.

No ano passado, representou Mato Grosso nas seletivas da Olimpíada Internacional (IPhO), em 2020.

“A importância das Olimpíadas são as políticas públicas que estão por trás do evento. O investimento em educação simboliza a abertura de muitas portas, podemos chegar a lugares que não pensávamos ser possível, conhecemos muitas pessoas e passamos a ter sonhos inimagináveis. Universidades passam a nos observar. A grandeza da competição revela muito além da satisfação pessoal. Agradeço a minha escola e a minha família por terem me oportunizado essa experiência”, reflete Matheus.

Para a coordenadora da OBFEP, Clélia Neves, a entrega das medalhas simboliza o esforço dos alunos em alcançar os melhores resultados, ao mesmo tempo que incentiva novos estudantes da rede pública a participem das próximas edições.

“A premiação de 2019 está ocorrendo somente agora em virtude da pandemia, mas não poderíamos deixar de demonstrar como estamos felizes com os resultados alcançados pelos estudantes. Não tivemos a edição de 2020, por isso esse reconhecimento, essa comemoração, se fez ainda mais importante”, destaca.

Para o professor do medalhista de ouro, Helder Calvi Inocêncio, o resultado positivo no quadro de medalhas está relacionado ao desempenho das escolas públicas em aplicar a física à realidade no dia a dia dos estudantes. “Matheus é brilhante e esses são os resultados da sua dedicação e empenho. Isso mostra como pequenas mudanças no cotidiano incentivam nossos alunos a buscarem o melhor”, destaca o professor.

Secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Alcimaria Ataides da Costa afirma que a conquista da medalha é um momento ímpar para a educação do Estado de Mato Grosso. “Que momento glorioso para os nossos estudantes e suas famílias, em especial para os estudantes da escola pública, quando precisamos reafirmar a importância da ciência. Esse sucesso acontece pela união alunos, famílias, profissionais e investimentos que caminham para melhoria da qualidade do ensino. É gratificante presenciar esse momento”.

Entre os gestores, estiveram presente parabenizando a atuação dos estudantes da educação pública, o reitor substituto do Instituto Federal de Mato Grosso, Cristovam Albano, o Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso Dr. Evandro Soares da Silva, Professor Dr. Edson Chagas do Instituto de Física UFMT, Professor Diretor Alceu Aparecido Cardoso do IFMT Campos Cuiabá e o Diretor Fabiano Joaquim, da Escola Estadual Desmilton Armando Pompeu de Barros, escola premiada pela atuação do estudante.

Atualmente, Matheus é aluno bolsista integral do 3º ano do Ensino Médio da rede particular em Fortaleza (CE). O estudante tem focado seus estudos na preparação da sua carreira profissional. Com os olhos nas alturas, o colidense espera cursar Engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos- SP.

Olímpiadas 2021

As Olimpíadas de 2021 já estão com as datas marcadas. E a primeira fase ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro. Confira o calendário de atividades e modalidades página do evento: http://www.sbfisica.org.br/~obfep/sobre-2021/ 

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here