Home Destaque Chuva de meteoros será visível em MT na próxima madrugada (6)
fullinterna_3


Chuva de meteoros será visível em MT na próxima madrugada (6)

| Por Da Redação NMT com Só Notícias
Segundo especialistas, não serão necessários equipamentos como telescópios ou binóculos para visualização do fenômeno. Foto - ilustração

Uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano será visível em Mato Grosso na próxima madrugada, início da quinta-feira (6). A Eta Aquáridas é causada pelo Cometa Halley, o qual, em passagem pelo sistema solar, deixou uma trilha de poeira e detritos.

Duas vezes ao ano, a Terra atravessa essa trilha, o que gera as chuvas de meteoros. Em Mato Grosso, a taxa estimada pela Associação Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) é de 39 meteoros por hora, em condições consideradas ideais (noite sem nuvens e em locais afastados das grandes cidades).

O matemático Izaac Leite cita que a Eta Aquáridas começou na metade de abril, mas atingirá o pico nesta semana, o que iniciou na madrugadas de hoje (5) e vai até amanhã (6). “Desde abril (está ocorrendo). Porém, o melhor pico, onde haverá a maior intensidade, será hoje e amanhã. Essa é a primeira. Final do ano temos outra também”, explicou Izaac, que é membro da Associação Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

Segundo a Bramon, a Eta Aquáridas produz uma quantidade maior de meteoros em relação à Oriónidas, segunda chuva causada pela passagem do Halley e que acontece em outubro. A entidade explica ainda que não são necessários equipamentos como telescópios ou binóculos para visualização do fenômeno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here