A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta quinta-feira (22), em reunião pública extraordinária, os reajustes tarifários de 2021 da Energisa Mato Grosso.
As novas tarifas entram em vigor a partir de hoje em 1,5 milhão de unidades consumidoras situadas em 141 municípios de Mato Grosso. Para consumidores residenciais (B1) o reajuste foi de 7,29%.
De acordo com a Aneel, em Mato Grosso o efeito médio para o consumidor será de 8,90%, sendo 10,36% para consumidores de alta tensão (indústrias) e 8,34% para consumidores de baixa tensão. Para consumidores residenciais (B1) o reajuste foi de 7,29%.
Ainda segundo a Aneel, o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito.
Os fatores que mais impactaram o presente processo tarifário foram: os custos com as atividades de distribuição de energia, gastos com compra de energia impactados em especial pela energia da Usina de Itaipu, precificada em dólar e pagamento de encargos setoriais.
Conforme a Aneel, esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos.