A partir de hoje (14), Rondonópolis inicia oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2021.
O público-alvo desta campanha consiste em crianças de seis meses a menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período pós-parto) profissionais da área da saúde que atuam em hospitais e povos indígenas.
Paulo Padim, gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a necessidade da população se imunizar contra os dois tipos de vírus – H1N1 e coronavírus:
“As duas vacinas são fundamentais, especialmente nesse momento de pandemia. Afinal, tanto a gripe Influenza quanto a Covid-19 provocam sintomas semelhantes, como coriza e febre, além de penetrar no organismo pelas vias aéreas e, se não prevenidas, podem evoluir para uma pneumonia”, explica.
Padim orienta, ainda, que as duas vacinas não podem ser tomadas simultaneamente: “É preciso um intervalo de 20 dias entre o imunizante contra o coronavírus e a aplicação de qualquer outra vacina para que não haja interferência de uma substância na outra”, destaca.
As pessoas que compõe o público-alvo de imunização contra a gripe H1N1 podem procurar um dos postos de vacinação listados abaixo portanto documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Além disso, é obrigatório o correto uso de máscaras de proteção facial e distanciamento entre os demais presentes no local.
Unidades de Saúde ofertantes da vacina contra Inflenza:
- Alfredo de Castro;
- André Maggi;
- Bom Pastor;
- Caic;
- Cidade Alta;
- Cohab;
- Dom Osório;
- Industrial;
- Marechal Rondon;
- Mathias Neves;
- Padre Rodolfo;
- Jardim Assunção;
- Jardim Belo Horizonte;
- Jardim Iguassu;
- Ipê;
- Itapuã;
- São Francisco;
- Sumaré;
- Vila Adriana;
- Vila Cardoso;
- Vila Itamaraty;
- Conjunto São José;
- Parque São Jorge;
- Policlínica Central.