Home Destaque Mato Grosso tem mais de 17 mil pessoas com segunda dose de...
fullinterna_3


Mato Grosso tem mais de 17 mil pessoas com segunda dose de Covid atrasada

| Por da redação NMT com G1/MT

De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada.

Apenas no Mato Grosso, 17.054 pessoas já deveriam ter recebido a segunda dose do imunizante e ainda não receberam. 

Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que os municípios são responsáveis pela aplicação do imunizante e pelo desenvolvimento das estratégias de vacinação para alcançar o público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para a aplicação da segunda dose devem procurar uma unidade de saúde para completar a vacinação.

O estado recebeu 618.760 doses da Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Conforme levantamento feito pelo Ministério da Saúde, todas as doses atrasadas em Mato Grosso são da Coronavac.

O prazo estabelecido para a segunda aplicação da Coronavac é entre 14 e 28 dias após a primeira. A Astrazeneca também tem a segunda dose, mas em um prazo de 90 dias após a aplicação da primeira.

De acordo com especialistas, a segunda dose é essencial – não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Até agora foram vacinadas 284.134 pessoas em Mato Grosso. Destas, apenas 86.481 receberam a segunda dose da vacina. O número total de vacinados no estado representa cerca de 7,5% da população mato-grossense, que é de 3,5 milhões de pessoas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here