Home Artigos Professor Vilson Bernardo Stollmeier fala sobre Dia da Engenharia, comemorado no último...
fullinterna_3
fullinterna_2


Professor Vilson Bernardo Stollmeier fala sobre Dia da Engenharia, comemorado no último sábado (10)

| Por Vilson Bernardo Stollmeier

No último sábado (10) comemorou-se em nosso país o Dia da Engenharia. Para explicar detalhes sobre esta data, o Notícias de Mato Grosso convidou o consultor e professor Vilson Bernardo Stollmeier.

Vilson é mestre na área de Engenharia de Produção, Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, com ênfase em processos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Diretrizes e procedimentos na Organização, Qualidade e Gestão de Negócios.

 

DIA DA ENGENHARIA: SAIBA TUDO SOBRE ESTA IMPORTANTE DATA!

(por Vilson Bernardo Stollmeier)

Conforme a dpUNION – Empresa brasileira especializada em Instrumentação Analítica e Científica, o dia 10 de abril é a data dedicada a homenagear os profissionais de todos os ramos desta importante profissão sendo considerado o Dia da Engenharia.

A escolha parece aleatória? Pois não é! Assim como os próprios engenheiros, ela tem sua importância e razão de ser. Quer saber mais? Neste post, você aprende tudo sobre o Dia da Engenharia, sua origem e importância. Confira!

Quando surgiu o Dia da Engenharia?

O Dia da Engenharia é celebrado desde 1934. No dia 11 de dezembro do ano anterior (1933), foi editado o Decreto de Lei nº 23.569, que estabeleceu o dia 10 de abril como a data comemorativa.

Este foi o dia em que no ano 1866 faleceu o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Militar exemplar, ele conduziu várias campanhas de sucesso. Durante uma delas, na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) faleceu após ser atingido por uma bala de canhão quando estava próximo ao Rio Paraná.

Seu trabalho exemplar, tanto como militar quanto como engenheiro, fez com que a data fosse escolhida para homenagear os profissionais da área.

Qual é o propósito do Dia da Engenharia?

Por mais que, a princípio, a ideia por trás do Dia da Engenharia fosse relembrar o trabalho do Tenente Coronel Villagran Cabrita, o propósito se tornou mais amplo com o tempo.

Atualmente, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) de todo o Brasil aproveitam a data para conscientizar a população sobre a importância da engenharia e dos profissionais que a exercem. A ideia é mostrar como seu trabalho está presente no cotidiano de todos os cidadãos, valorizando a categoria.

Por mais que a engenharia civil seja a área mais lembrada, a profissão tem muitas outras ramificações que também são lembradas na data, como a Engenharia Química, Mecatrônica, Mecânica, de Automação, entre outras.

Por que homenagear a engenharia?

De acordo com o Dicionário Michaelis, o engenheiro é o profissional que “se dedica à ciência e ao ofício de construções civis e públicas como edifícios, estradas, barragens, pontes, redes de distribuição e usinas elétricas, bem como as invenções, construções e instalações de máquinas e equipamentos”.

Em outras palavras, o ofício destes profissionais é aplicar conhecimento científico à elaboração e construção de novas tecnologias que dão suporte ao desenvolvimento social e econômico. Por conta disso, sem um corpo de engenheiros qualificados, um país simplesmente não cresce.

Atualmente, a profissão tem ganhado ainda mais notoriedade devido aos largos passos nos quais a tecnologia avança. Nanotecnologia, robótica, ciências de dados… Nada disso seria possível sem os engenheiros!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here