Home Chicote Covid é quase o dobro mais mortal na região sul que em...
fullinterna_3


Covid é quase o dobro mais mortal na região sul que em outras localidades de MT

| Por Da Redação NMT
Percentual entre infectados e mortos chega a ser o dobro mais grave na região que compreende Primavera e Rondonópolis. Foto - REUTERS/DIEGO VARA

Segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, atualizado diariamente com os casos confirmados e também os óbitos pela COVID-19, a região sul é uma das mais fatais do novo coronavírus no estado.

O levantamento mostra, por exemplo, uma condição muito próxima no número de infectados entre a região sul e a faixa que abrange de Nova Mutum até Sinop.

Com destaque em números para Rondonópolis e Primavera do Leste, aproximadamente 16% dos quase 325 mil casos confirmados da doença em Mato Grosso foram confirmados no sul.

Já a região batizada no setor de saúde como Teles Pires, que compreende os importantes municípios, em relação a número de população, de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e outros municípios, também obtém cerca 16% dos infectados mato-grossenses.

Quando a análise, porém, vai para os óbitos, a conta destoa. Em Rondonópolis, Primavera e nos 18 municípios que os rodeiam faleceram 1.327 pessoas, até o momento. Já na faixa do Teles Pires, foram 733 mortes desde o início da pandemia.

Dois exemplos práticos da situação são as cidades de Lucas do Rio Verde e Primavera. Com população praticamente idêntica, tendo a primeira pouco mais de 67 mil habitantes e a segunda 63 mil, o índice de letalidade na representante do sul é muito maior.

Enquanto em Primavera já foram registradas 216 mortes em um total de 9.459 infectados, configurando uma letalidade de 3,45%, em Lucas o número de testes positivos já chegou em mais de 10.700, contudo, morreram 105 pessoas. A letalidade então no segundo município fica em “apenas” 1,60%.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here