Em evento de prefeitos, Ministério apresenta estratégias para transformação digital na Saúde
Foto:Nesta quarta-feira (12), o Ministério da Saúde reforçou o compromisso com a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), na capital federal. Em uma das conferências promovidas pela pasta, a secretária de Informação e Saúde Digital (Seidigi), Ana Estela Haddad, destacou os principais componentes do Programa SUS Digital, como o fortalecimento da Rede Nacional de Dados em Saúde, a expansão da telessaúde para atender às populações em regiões remotas, além da retomada de projetos para ampliação do monitoramento e avaliação de dados em saúde.
Durante a palestra, Ana Estela destacou a adesão de 100% dos municípios e da totalidade dos estados brasileiros ao SUS Digital e reforçou a importância do envio dos Planos de Ação de todos os entes federados. Até chegar a essa etapa, municípios e estados elaboraram, sob orientação da Seidigi, um diagnóstico situacional da rede de atenção de cada região e preencheram documentos do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), instrumentos específicos do programa.
A secretária lembrou que, na primeira etapa de adesão, o programa distribuiu R$ 464 milhões para o planejamento dos Planos de Ação. Ana Estela explicou que o critério de distribuição de recursos do SUS Digital foi pensado para atender as diferentes realidades de saúde em cada região: “Para distribuir os recursos do Programa SUS Digital de forma a corrigir iniquidades entre diferentes regiões e municípios, o ministério criou o Índice de Critérios para a Distribuição de Recursos Financeiros”, explicou Ana Estela. E reforçou que os gestores têm até 17 de março para enviar seus Planos, por meio da plataforma InvestSUS.
“O cumprimento deste prazo é crucial para garantir o alinhamento às diretrizes nacionais e a integração ao programa”, reforçou. O planejamento deve ser apresentado por macrorregião de saúde, em processo integrado e coordenado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para distribuir novos recursos ainda em 2025. Ao fim da conferência, foram respondidas várias dúvidas da plateia sobre interoperabilidade de dados e o prontuário unificado.
O Ministério da Saúde participa do ENPP com suporte em três ambientes simultâneos. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os gestores têm acesso aos estandes das secretarias no “Espaço Institucional” e no “Espaço Prefeitar”. Além do atendimento técnico que acontece no bloco O, da Esplanada dos Ministérios. Com o apoio de seus departamentos, a Seidigi tem tirado dúvidas e apresentado as iniciativas de informação e saúde digital.
Entenda o SUS Digital
O Programa SUS Digital é uma estratégia de transformação digital do SUS que integra tecnologias avançadas como a integração entre sistemas, telemedicina, ciência de dados e prontuários eletrônicos, visando à modernização da gestão e à qualificação dos serviços de saúde, com foco na eficiência, equidade e ampliação do acesso da população às redes de atenção à saúde.
A iniciativa moderniza o Sistema Único de Saúde, com o uso de tecnologias digitais como aplicativos como o Meu SUS Digital, prontuários eletrônicos, exames e consultas online, para oferecer atendimento mais rápido, acessível e eficiente a todos os brasileiros.
Sobre o encontro
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) está sendo realizado em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
No local, o Ministério da Saúde promove oficinas com temas como políticas de atenção especializada para os municípios; investimentos na Saúde da Família; controle da dengue e transformação digital no SUS. A agenda prevista é toda trabalhada em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Hoje (13), último dia de atividades, está prevista uma conferência interministerial envolvendo as áreas de saúde e educação, além de palestras sobre a Política Nacional Integrada para Primeira Infância e diálogo interfederativo.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde