Ministério da Saúde fomenta diálogo para fortalecer as ações do Novo PAC
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/7c2c7ef839d2ceeea0c4ecc938977f06.jpeg)
O Ministério da Saúde promoveu, na quinta-feira (6), uma live especial para tirar dúvidas sobre temas fundamentais ligados ao Novo PAC na área da saúde. Entre os assuntos abordados estavam a responsabilidade técnica, o uso do termo de cessão e o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), aspectos essenciais para garantir a implementação eficaz das ações previstas no programa.
A transmissão foi uma oportunidade para gestores, profissionais de saúde e demais interessados conversarem diretamente com especialistas e compreenderem melhor os processos técnicos e administrativos envolvidos no Novo PAC. O objetivo foi garantir transparência e ampliar o acesso à informação, facilitando a atuação dos municípios e estados na execução das obras e melhorias previstas para a rede de saúde pública.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde em manter um diálogo constante e acessível, promovendo orientações objetivas e qualificadas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que infraestrutura, o Novo PAC representa um caminho para oferecer serviços de saúde mais dignos, modernos e acessíveis a toda a população brasileira.
Participaram da live o assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Philippe Silva; a arquiteta da pasta, Mirela Pessati; e o arquiteto do Departamento de Saúde Mental, Daniel Nardelli. Eles responderam perguntas dos participantes e destacaram a importância do programa para ampliar o acesso à saúde no Brasil.
Assista à gravação da transmissão, disponível no canal oficial do Ministério da Saúde no YouTube
Novo PAC Saúde
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde é uma iniciativa do governo federal voltada ao fortalecimento da infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa representa um salto de qualidade, acesso e equidade no SUS por meio de três pilares: Qualidade na prestação dos serviços à população ao garantir infraestruturas modernas e sustentáveis; Acesso ao SUS pela população brasileira com a ampliação da cobertura de serviços da baixa, média e alta complexidade e, Equidade, com investimentos de forma prioritária aos locais que mais precisam, com maior vulnerabilidade socioeconômica e menor cobertura do SUS.
Até 2026, o Novo PAC da Saúde prevê investimentos em torno de R$ 31,5 bilhões para a ampliação da infraestrutura de saúde em todo o Brasil. O montante vai contemplar por exemplo, a construção de maternidades de alta complexidade, Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, Centros de Parto Normal, hospitais regionais, Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Centros Especializados de Reabilitação (CER), Central de Regulação das Urgências entre outras ações.
Canais de apoio aos gestores
Para facilitar a comunicação, o Ministério da Saúde disponibilizou canais exclusivos:
Grupos de WhatsApp:
Telefone: (61) 3315-2223
E-mail: novopac@saude.gov.br
Site: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/novo-pac-saude
Gestores podem acessar informações detalhadas, tirar dúvidas e conhecer os próximos passos para participar do programa.
O Novo PAC Saúde reafirma o compromisso do governo em fortalecer o sistema de saúde pública, ampliando o acesso e garantindo melhorias para a população em todo o Brasil.
Alexandre Penido
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde