Rondonópolis perde o padre Danilo, fundador do Oratório Filhos de Dom Bosco
O religioso deixou sua marca de dedicação aos projetos sociais que beneficiaram as crianças e famílias carentes da região do Parque Universitário e outras Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Padre-Danilo.jpg)
Morreu na manhã dessa sexta-feira (7) o padre salesiano Danilo Rinaldi, fundador e coordenador do Oratório Filhos de Dom Bosco, que desenvolve projetos sociais na região do bairro Parque Universitário. O religioso tinha 82 anos e estava internado no Hospital Unimed, em Campo Grande, se tratando de uma Chycungunha e teve uma parada cardio-respiratória.
Nascido na comuna italiana de Samone, província de Trento, na região da Valsugana, na Itália, padre Danilo desembarcou no Brasil em 30 de outubro de 1964, em Santos (SP) e chegou em Rondonópolis no dia 2 de fevereiro de 1998, dando início a uma série de ações em favor dos mais necessitados e em 31 de janeiro de 1999 foi inaugurado o Oratório Filhos de Dom Bosco, ao qual se dedicou até seus últimos dias.
Muito popular e querido pela população rondonopolitana, a sua morte foi lamentada pela Diocese de Rondonópolis e por autoridades como o deputado estadual Thiago Silva (MDB), que lamentou o falecimento do líder religioso por meio de nota. “Padre Danilo foi um exemplo de dedicação, amor ao próximo e serviço aos mais necessitados, sendo reconhecido como um verdadeiro amigo e pai dos pobres. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações, mas também nos inspira a seguir seu legado de fé, caridade e compromisso com o bem comum”, escreveu.
O prefeito Cláudio Ferreira (PL) decretou luto oficial de três dias e destacou a dedicação de padre Danilo ao seu trabalho social junto aos mais necessitados. “Padre Danilo foi um abnegado sacerdote, que abdicou toda sua vida à missão da Igreja de socorrer os mais fracos, os mais humildes. Ele deixa um exemplo de vida modesta, dedicada ao próximo e de muita resiliência em favor desse projeto. Isso nos inspira muito. É uma grande perda, em função dos relevantes serviços prestados por ele e da vida exemplar que sempre teve”.
A Câmara Municipal também divulgou nota lamentando a morte de padre Danilo. “O seu legado é um convite para continuarmos o seu trabalho, para sermos agentes de mudança nas vidas daqueles que nos rodeiam. Ele mostrou-nos que, mesmo nas pequenas ações, podemos fazer uma grande diferença”, disse o presidente Paulo Schuh.
Até o momento do fechamento dessa matéria não havia informações oficiais cobre o seu velório e sepultamento.