Sindicato realiza protesto em frente à agência bancária
O protesto foi convocado pelas federações dos bancários e quer que o banco abra negociações sobre alguns pontos incluídos no acordo coletivo da categoria Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Protesto-bancarios-e1738866603849.jpeg)
O Sindicato dos Bancários realizou um protesto com faixas e entrega de panfletos em frente à agência do Banco Itaú em Rondonópolis. O ato faz parte de uma agenda nacional e tem por objetivo marcar posição dos bancários contra cláusulas incluídas pelo banco no acordo coletivo da categoria e contra o fechamento de agências.
De acordo com Almir Araújo, presidente do sindicato, o protesto foi motivado por conta da inclusão por parte dos banqueiros de cláusulas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que a categoria não concorda, como a assinatura por parte do sindicato de relatórios horas trabalhadas, dando assim uma quitação aos bancos, que muitas das vezes explora os bancários com horas extras não registradas. “Isso nós não aceitamos porque estaríamos dando uma quitação aos bancos, impedindo que os trabalhadores e trabalhadoras possam cobrar essas horas não pagas na Justiça do Trabalho. E esse é um dos motivos de termos nos mobilizado”, explicou.
O fechamento de agências bancárias pelo país afora, o que tem gerado desemprego e a consequente sobrecarga de trabalho nos trabalhadores que continuam empregados, é outra pauta dos sindicalistas. “O ano passado somente esse banco fechou mais de 200 agências. No ano anterior também e somente este ano já fechou outras 240. Nós não concordamos com isso e o nosso protesto tem como objetivo chamar os bancos para discutir isso com os bancários. Isso tem que parar e nós, bancários, encaramos isso como uma falta de respeito, pois os bancos faturam bilhões todos os anos e a cada sobrecarregam ainda mais os trabalhadores”, concluiu.