A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados instala, na próxima terça-feira (18), um grupo de trabalho sobre instituições de longa permanência para idosos. A reunião está marcada para as 14 horas, na sala 154, ala B, no anexo 2 da Câmara.
A criação do colegiado foi proposta pelas deputadas do PSDB Tereza Nelma (AL) e Geovania de Sá (SC).
Segundo Nelma, o País não conhece onde estão essas instituições, nem “quantas são, de quem cuidam e como cuidam”. Ela reclama ainda que “falta um consenso quanto a definição, aos serviços e à atuação das políticas públicas nestes locais”.
Tereza Nelma acrescenta que essas instituições precisam de políticas públicas mais efetivas, como financiamento; equipes multiprofissionais, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS); um cadastro nacional amplo e regionalizado; e uma central de vagas.
“O importante serviço social realizado por estas instituições, muitas vezes em substituição aos serviços que deveriam ser prestados pelo Estado, demanda o aprofundamento do tema nesssa Casa”, afirmou a deputada ao pedir a criação do grupo de trabalho.
Da Redação – ND