Articulação de Marcondes garante três veículos e reforça estrutura da Saúde de Primavera do Leste
Atuação do vereador contribuiu para a chegada de odonto móvel, micro-ônibus de 28 lugares para o TFD e van adaptada; estruturas representam avanços inéditos para o município Foto: Reprodução
A articulação política do vereador Marcondes Martignago (PSDB) resultou em importantes conquistas para a Saúde de Primavera do Leste. Três novos veículos passam a reforçar a estrutura municipal: uma Unidade Odontológica Móvel, um micro-ônibus de 28 lugares destinado ao Transporte Fora do Domicílio (TFD) e uma van adaptada para atender pacientes do Centro de Reabilitação.
As aquisições atendem demandas antigas do município e representam avanços importantes na estrutura oferecida aos pacientes. Primavera do Leste nunca havia contado com uma Unidade Odontológica Móvel, enquanto o Centro de Reabilitação, mesmo após 24 anos de funcionamento, também nunca teve um veículo próprio adaptado para o transporte de pessoas com deficiência.
Marcondes participou diretamente das articulações para viabilizar os veículos, atuando na busca por recursos e na interlocução para que os investimentos chegassem ao município.

Mais estrutura para quem precisa viajar para tratamento
Entre as conquistas está o novo micro-ônibus com capacidade para 28 passageiros, destinado ao Transporte Fora do Domicílio. O veículo foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde e contou com a articulação de Marcondes.
O micro-ônibus será utilizado principalmente no transporte de pacientes que precisam viajar de Primavera do Leste para Rondonópolis e Cuiabá em busca de consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos especializados.
A demanda pelo serviço é constante e envolve pacientes que, além de enfrentarem tratamentos de saúde, precisam percorrer centenas de quilômetros. Com o novo veículo, o município amplia a capacidade de transporte e oferece melhores condições de conforto e segurança durante as viagens.
Conquista histórica para o Centro de Reabilitação
Outro destaque é a chegada da van adaptada destinada ao Centro de Reabilitação. A aquisição contou com recursos de emendas parlamentares municipais, entre elas a participação de Marcondes, que também trabalhou pela concretização da demanda.
A entrega representa um marco para o serviço. Em 24 anos de funcionamento, o Centro de Reabilitação de Primavera do Leste nunca havia contado com um veículo próprio adaptado para transportar seus pacientes.
A nova van oferece condições adequadas para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência e usuários de cadeiras de rodas, proporcionando mais acessibilidade, segurança e dignidade.
A aquisição atende uma reivindicação antiga de profissionais, pacientes e familiares que utilizam diariamente os serviços de reabilitação oferecidos pelo município.
Unidade móvel inédita amplia atendimento
A terceira conquista é a Unidade Odontológica Móvel, estrutura que Primavera do Leste também não possuía.
Equipada com consultório odontológico completo, a unidade permitirá levar atendimento diretamente aos bairros, comunidades rurais e regiões onde a população encontra maior dificuldade para acessar os serviços convencionais.
O veículo foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde e a conquista também passou pela articulação política de Marcondes junto a outros representantes do Legislativo municipal.
Com a unidade móvel, procedimentos de prevenção, avaliação e atendimento odontológico poderão ser realizados de maneira descentralizada, aproximando ainda mais a Saúde Pública da população.
Articulação transforma demandas antigas em resultados
A chegada simultânea dos três veículos consolida uma série de avanços para áreas que enfrentavam limitações históricas em Primavera do Leste.
Marcondes destacou que o trabalho parlamentar não deve ficar restrito à apresentação de projetos e indicações, mas também envolver a busca por recursos e a articulação política necessária para transformar demandas da comunidade em investimentos efetivos.
Com o micro-ônibus, a van adaptada e a Unidade Odontológica Móvel, Primavera do Leste amplia a estrutura destinada ao transporte e atendimento dos pacientes, incluindo serviços e equipamentos que até então não faziam parte da rede municipal.
As novas aquisições passam a integrar a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e deverão beneficiar diretamente pacientes do TFD, usuários do Centro de Reabilitação e moradores atendidos pelas ações de saúde bucal do município.






