Vereador defende decretação de estado de calamidade na zona rural de Rondonópolis
A iniciativa se deve ao péssimo estado de pontes e estradas da zona ruralO vereador Anderson Bananeiro (PRD) está defendendo que o Município de Rondonópolis decrete Estado de Calamidade na zona rural da cidade. A iniciativa se deve ao péssimo estado de estradas e pontes da zona rural e serviria para acelerar os processos burocráticos para resolver a situação dessa população.
“Eu sou da zona rural e vejo que na última gestão não houve um olhar dedicado ao campo. Há muitas pontes deterioradas e a maioria fica em linhas escolares. No (comunidade rural) Bajara mesmo há uma ponte de 18 metros muito antiga e deteriorada que precisa ser substituída por uma de concreto”, afirmou o parlamentar.
Segundo Bananeiro, a situação atinge a maioria das comunidades rurais e como a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) está sem contrato com a prefeitura, a decretação do Estado de Calamidade a prefeitura poderia realizar contratações emergenciais e agilizar a solução dos problemas vividos pela população do campo. “A prefeitura leva de 3 a 4 meses para realizar uma licitação e quando terminar já vai estar perto da próxima chuva. Com a decretação do Estado de Calamidade poderemos envolver o Governo do Estado e o Governo Federal e resolver mais rápido isso”, completou.
Anderson Bananeiro conta que já fez contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que incorporou a antiga Secretaria de Agricultura, e defendeu a ideia, mas ainda aguarda uma resposta a respeito.