A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (13) sobre a prorrogação dos contratos do programa Mais Médicos.
O debate ocorre no plenário 5, às 14 horas, com transmissão interativa.
O pedido para realização da audiência pública é do deputado Jorge Solla (PT-BA). Ele alerta para o encerramento dos contratos de centenas de médicos em julho. Para o deputado, uma das alternativas para evitar o esvaziamento das Unidades Básicas de Saúde seria a renovação desses contratos em caráter emergencial.
“Vivemos uma tragédia sanitária sem precedentes neste século, cujo número de mortos por dia é ultrapassado rapidamente. Sobrecarregado, o sistema de saúde enfrenta a falta de leitos, medicamentos e profissionais treinados. Nesse contexto da pandemia, o médico com certeza é um profissional importantíssimo na equipe de Atenção Primária”, justifica Jorge Solla. Ele lembra ainda que esses profissionais já atuam há seis anos nos municípios.
Foram convidados para o debate:
- a diretora do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Renata Maria de Oliveira Costa;
- o representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) Estevam Rivello Alves;
- o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; e
- a consultora em atenção primária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista.
Da Redação – GM