Sérgio Machnic consolida legado histórico ao garantir universidade federal para Primavera do Leste
Projeto enviado à Câmara autoriza convênio com a Universidade Federal de Rondonópolis e prevê implantação gradual de cursos Foto: Reprodução
A proposta é resultado de um trabalho que vem sendo construído desde o início da atual gestão. O prefeito destaca que a implantação do ensino superior público no município sempre esteve entre as prioridades estratégicas da administração. “Essa é uma conquista da população primaverense. Desde o primeiro momento do nosso mandato, iniciamos as tratativas com a Universidade Federal de Rondonópolis porque entendemos que investir em educação é investir no futuro da nossa cidade. Estamos construindo um novo tempo para a nossa juventude e para toda a região”, afirma Machnic.
O prefeito também ressalta em sua mensagem que “a iniciativa representa medida estratégica de fortalecimento da educação superior pública, ampliando o acesso da população local e regional à formação acadêmica de qualidade”. A medida também reduz a necessidade de deslocamento permanente de alunos para outros municípios, o que contribui para a democratização do ensino, a permanência estudantil e a redução da evasão.
O avanço do projeto ganhou força após reunião institucional realizada no município com a reitora da UFR, Analy Politzei, que esteve em Primavera para alinhar os detalhes técnicos da parceria. O processo também contou com importante articulação política em Brasília, com a intermediação do senador Wellington Fagunes, reforçando o compromisso conjunto de viabilizar a expansão da universidade para o município.
A implantação dos cursos será gradual. Inicialmente, estão previstos os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Zootecnia e Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental, todas as áreas alinhadas às vocações econômicas e sociais da região, especialmente nos setores da educação básica, agronegócio, produção sustentável e gestão ambiental.
O compromisso da gestão municipal, no entanto, vai além da fase inicial. Conforme pontua o prefeito, o objetivo é avançar até a consolidação de uma sede própria da universidade no município. Ao final da implantação completa do projeto, a previsão é que mais de 20 cursos de graduação sejam ofertados à população de Primavera do Leste e de toda a microrregião, ampliando significativamente o acesso ao ensino superior público e gratuito.
PROJETO TURMA FORA DA SEDE
O projeto de lei não cria cargos nem estrutura administrativa permanente, limitando-se à autorização para celebração do convênio, com encargos financeiros definidos em plano de trabalho específico, observando rigorosamente os princípios da legalidade, transparência e responsabilidade fiscal.
A execução do convênio por sua vez compreende: a cessão de espaços físicos para funcionamento das atividades acadêmicas; a disponibilização de salas de aula, sala de coordenação, ambientes administrativos e demais estruturas necessárias; o apoio logístico e operacional para deslocamento de docentes, servidores e estudantes, quando necessário e; a cessão de servidores públicos municipais, quando compatível interesse público e observada a legislação vigente.
Em relação aos valores, considerados os três cursos, a estimativa total é de R$ 2.534.427,40 (dois milhões, quinhentos e trinta e quatro mil, quatrocentos e vinte e sete reais e quarenta centavos), para um período de até 05 (cinco) anos, conforme cronograma físico-fmanceiro pactuado.
O vereador Eraldo Fortes, líder do prefeito na Câmara, ressalta que a proposta representa um marco para o desenvolvimento do município e evidencia o alinhamento entre Executivo e Legislativo em torno de um projeto estruturante.
A chegada da Universidade Federal de Rondonópolis a Primavera do Leste simboliza não apenas a ampliação de oportunidades, mas a consolidação de um projeto de desenvolvimento de longo prazo, capaz de transformar realidades e fortalecer toda a região sudeste de Mato Grosso.





