A Defesa Civil realizou, entre os dias 9 e 13 da semana passada, o mapeamento técnico das áreas de risco no município de Colíder (155 km de Sinop). A ação ocorreu em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e teve como objetivo identificar regiões mais vulneráveis a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e inundações.
O trabalho incluiu vistorias técnicas, entrevistas com moradores e análises das condições geológicas e hidrológicas da região. As equipes utilizaram tecnologias como imagens de satélite, drones e sistemas georreferenciados para levantamento de dados. Também foi avaliada a capacidade de resposta do município diante de possíveis situações de emergência.
Ao todo, foram mapeados oito setores com algum tipo de vulnerabilidade, envolvendo principalmente casos de erosão, alagamentos, inundações e movimentação de massa. As informações coletadas irão subsidiar o planejamento de ações preventivas e melhorias na drenagem urbana, além de fortalecer a gestão de riscos e reduzir impactos à população durante períodos de chuvas intensas.
Colíder é o segundo município a receber o apoio da Defesa Civil de Mato Grosso neste ano para o mapeamento de áreas de risco. No mês passado, a atividade foi realizada em São Pedro da Cipa. A iniciativa integra o planejamento estratégico do órgão estadual para fortalecer a rede de proteção e defesa civil em Mato Grosso. Em 2025, pelo menos 15 municípios já contaram com suporte técnico do Estado para identificação de áreas vulneráveis.