• 3 de fevereiro de 2026
#Mato Grosso #Polícia

OPERAÇÃO INTEGRADA

Ação conjunta contra furto de energia leva 19 pessoas conduzidas em MT

Força-tarefa com Polícia Civil, Politec e concessionária inspecionou 33 locais mapeados e desarticulou esquemas de ligações clandestinas e fraudes em medidores.
Foto: Reprodução

Uma operação integrada entre a Polícia Civil, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a concessionária de energia elétrica resultou na condução de 19 pessoas à delegacia, na última semana, em Cuiabá, durante uma ofensiva de combate ao furto de energia elétrica.

Ao todo, 33 pontos previamente mapeados foram inspecionados. As áreas fiscalizadas foram indicadas pela concessionária responsável pela distribuição de energia e selecionadas a partir de levantamentos técnicos e histórico de irregularidades, concentrando locais com maior incidência de ligações clandestinas e fraudes.

Durante três dias de operação, equipes técnicas e policiais atuaram de forma integrada, promovendo cruzamento de dados, vistorias em imóveis e prisões em flagrante. O trabalho conjunto permitiu identificar esquemas estruturados de irregularidades no consumo de energia e interromper práticas ilegais em diferentes regiões da capital.

O foco da operação é localizar, interromper e responsabilizar responsáveis por ligações clandestinas, fraudes em medidores e outras formas de desvio de energia, condutas que, além de configurarem crime, representam risco direto à segurança da população, sobrecarregam a rede elétrica e geram prejuízos financeiros que impactam toda a sociedade.

Somente no mês passado, outras 27 pessoas já haviam sido conduzidas por envolvimento em furtos de energia. Para 2026, novas etapas da operação já estão programadas, reforçando a estratégia permanente de repressão a esse tipo de crime no estado. Em 2025, o balanço estadual registrou 125 prisões relacionadas a esse tipo de irregularidade.

As forças de segurança e a concessionária destacam que a população pode contribuir com o enfrentamento ao crime por meio de denúncias anônimas, realizadas pelos canais oficiais, fortalecendo o trabalho de fiscalização e a prevenção de riscos à coletividade.

Ação conjunta contra furto de energia leva 19 pessoas conduzidas em MT

Homem é preso após ameaçar ex-companheira e