Polícia Civil prende suspeito na 2ª fase da Operação Xênia em Rondonópolis
Investigação apura o homicídio de Elias Rodrigues, encontrado morto em casa no Jardim Taiti; ação integra programa estadual Tolerância Zero Foto: Polícia Judiciária Civil
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis, deflagrou, na tarde desta terça-feira (27), a segunda fase da Operação Xênia, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra um homem de 25 anos.
A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Rondonópolis, no âmbito das investigações que apuram a morte de Elias Rodrigues, de 52 anos. A vítima foi encontrada sem vida no dia 1º de janeiro de 2026, dentro de sua residência, no bairro Jardim Taiti, em Rondonópolis.
A Operação Xênia teve início em 21 de janeiro de 2026, como desdobramento das diligências conduzidas pela DHPP para esclarecer o homicídio. Na primeira fase, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas, sendo duas por mandados de prisão temporária e duas em flagrante, durante as ações policiais.
A ofensiva faz parte da Operação Inter Partes, vinculada ao programa estadual Tolerância Zero, que tem como diretriz o enfrentamento rigoroso à criminalidade e o fortalecimento da segurança pública em Mato Grosso.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia e apresentado à autoridade policial para a realização dos procedimentos legais, permanecendo à disposição da Justiça. A investigação segue em andamento para a completa elucidação do crime e a responsabilização de todos os envolvidos.






