• 26 de janeiro de 2026
#Chicote #Educação #Política #Redes #Rondonópolis

EDUCAÇÃO

Rondonópolis vira exemplo e Governo do Estado também passa a oferecer alimentação aos professores da rede estadual

Medida já é realidade na gestão do prefeito Cláudio Ferreira desde o ano passado e reforça política de valorização dos profissionais da educação
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem se consolidando como referência em políticas de valorização dos profissionais da rede de ensino. Desde o ano passado, a gestão do prefeito Cláudio Ferreira passou a garantir que professores e demais servidores das unidades escolares tenham acesso à alimentação durante o expediente, como forma de cuidado, reconhecimento institucional e estímulo ao bom desempenho em sala de aula.

A iniciativa municipal ganhou ainda mais relevância nesta semana após o Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, anunciar que, a partir deste ano, os profissionais da educação da rede estadual também poderão realizar a alimentação dentro das escolas, além de receberem uniforme e kit escolar. Em discurso público, o secretário destacou a importância da medida para a permanência dos professores no ambiente escolar e para o aproveitamento adequado da alimentação oferecida.

“96% dos professores estão dentro da escola, em jornada de 40 horas. E a gente sabe o quanto é importante eles continuarem dentro da escola. Não vamos desperdiçar alimentação escolar. Vamos garantir isso para todos os profissionais da educação”, afirmou Alan Porto.

Em Rondonópolis, essa visão já foi incorporada à política pública municipal ainda em 2025. Para o prefeito Cláudio Ferreira, a decisão de estender a merenda escolar também aos profissionais da educação faz parte de uma concepção mais ampla de gestão, baseada na valorização humana, no fortalecimento do vínculo entre servidor e instituição e na criação de um ambiente de trabalho mais digno e funcional.

Na avaliação da administração municipal, permitir que os professores façam suas refeições nas próprias unidades escolares contribui diretamente para a organização da rotina, redução do estresse, otimização do tempo e maior foco nas atividades pedagógicas, impactando positivamente o processo de ensino e aprendizagem.

A política integra um conjunto de ações estruturantes voltadas à qualificação da educação pública no município, que inclui investimentos contínuos em infraestrutura, formação continuada dos profissionais, modernização dos processos pedagógicos e fortalecimento da gestão educacional.

Com isso, Rondonópolis se consolida como referência regional em políticas públicas educacionais, reforçando o compromisso da gestão Cláudio Ferreira com uma educação mais eficiente, acolhedora e centrada nas pessoas, agora alinhada também às diretrizes que passam a ser adotadas em âmbito estadual.

Rondonópolis vira exemplo e Governo do Estado também passa a oferecer alimentação aos professores da rede estadual

Briga generalizada em Rondonópolis termina com feridos

Rondonópolis vira exemplo e Governo do Estado também passa a oferecer alimentação aos professores da rede estadual

Suspeito morre em confronto com a Força