Cláudio Ferreira inaugura escola e destaca importância de pioneiros na construção de Rondonópolis
Foto: Reprodução
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, inaugurou na noite desta segunda-feira (19) a Escola Municipal Rozendo Ferreira de Souza, em um investimento de R$ 12,8 milhões em recursos próprios e que vai atender toda a comunidade da região do Alfredo de Castro. Na ocasião, destacou o papel dos antepassados que ajudaram a construir Rondonópolis.
Em seu discurso, Cláudio externou que é preciso que todos se unam na visão de fazer Rondonópolis prosperar. Nisso, lembrou que, no passado, a cidade cresceu e se tornou no que é graças à ousadia das pessoas que a escolheram para criar suas famílias, incluindo muitos nordestinos, como seu avô Rozendo Ferreira, homenageado com o nome da nova unidade escolar.
O prefeito reforçou que Rondonópolis precisa da união de todos para continuar crescendo, fazendo vencer os obstáculos em todas as áreas. “Vou concentrar toda a força que Deus me der para fazer essa cidade prosperar. Olha bem o que os nossos antepassados fizeram. Se nós nos unirmos, nós vamos fazer muito mais, vamos fazer o extraordinário!”, externou.

Na educação, Cláudio destacou a preocupação em fazer não só entregas materiais, mas também imateriais, a exemplo da valorização dos profissionais da educação com premiação daqueles com melhor desempenho, com a oferta de alimentação para toda equipe de profissionais e reforço da autonomia da equipe diretiva com aumento da verba para reparos e manutenção.
O secretário de Educação, Carlos Junior, enfatizou em seu discurso a melhoria na qualidade da educação em um ano de gestão. “Nós tínhamos 9% das crianças em nível avançado em Matemática e já subimos para 40%. Nós tínhamos 22% de crianças em nível avançado em Português e subimos para 33%. Nós tínhamos 36% das crianças com fluência de leitura e hoje já são 47%. Tudo isso em apenas um ano”, afirmou.
Rozendo Ferreira, homenageado com o nome da escola, chegou em Rondonópolis em 1950, vindo de Alagoas. Exerceu inicialmente atividades empresariais de armazém e aluguel de bicicletas. Fundou a primeira empresa de transporte coletivo da cidade. Foi vereador por três mandatos – o primeiro a partir de 1956 – e ainda foi o segundo presidente da Câmara Municipal. Morreu em 2001.

A inauguração da escola também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado federal José Medeiros, do vice-prefeito Altemar Lopes, da primeira-dama Alessandra Ferreira, de vereadores, de secretários, equipe da gestão municipal, familiares do homenageado, lideranças comunitárias e pessoas da sociedade.
A Escola Municipal Rozendo Ferreira de Souza tem 1.670 m² de área construída, contando com 12 salas de aula, sala multissensorial, biblioteca, refeitório, cozinha e área administrativa, além de playground. A unidade tem capacidade para 600 crianças, atendendo do 1º ao 5º ano da Educação Básica, ou seja, com alunos 7 a 12 anos de idade.






