Um incêndio atingiu a aldeia indígena Pimentel Barbosa, nas proximidades do município de Ribeirão Cascalheira, (890 km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (4). Informações preliminares indicam que 48 casas foram atingidas pelas chamas.
Segundo informações das equipes do Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados por volta das 16h, por meio da Brigada Descentralizada Bombeiro Militar do município de Bom Jesus do Araguaia, para o atendimento de uma ocorrência de incêndio florestal na aldeia indígena Pimentel Barbosa.
Chegando ao local, com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar, foi verificado que se tratava de um incêndio nas casas dos residentes da aldeia. As chamas foram controladas, mas várias residências já tinham sido destruídas.
Segundo as informações repassadas pelo guia que trabalha na região, o incêndio começou devido a um conflito entre os indígenas por uma briga territorial. Devido à natureza dos materiais utilizados para confecção das casas dos indígenas, o fogo se alastrou rapidamente e consumiu as casas. Quando a guarnição chegou ao local, que é de difícil acesso, o fogo havia consumido várias casas e sido extinto pelos próprios indígenas.
A guarnição verificou que o fogo não atingiu qualquer região de mata, descartando riscos à natureza. Foi constado também que o conflito já estava sendo resolvido.
Fonte: Folha Max