A Prefeitura de Rondonópolis através da SEMPRAS – Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – do residencial Alfredo de Castro realizou em parceria com o SENAR – MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na semana de 25 a 29 de julho o curso de Embutidos e Defumados.
O curso que teve a duração de 40 horas ensinou para as mulheres 15 participantes, boas práticas de conservação e armazenamento de produtos, bem como o processo de defumação dos derivados de suínos e aves.
Embutidos e Defumados fabricados pelos alunos…
Segundo a secretária Fabiana Frederico Rizati Perez, a produção de salames, linguiças, e copa foi o que mais chamou a atenção e atraiu o interesse das participantes.
A proposta, segundo ela, teve como objetivo principal, capacitar e qualificar as famílias que estão cadastradas nas unidades de CRAS locais e promover conhecimento para gerar oportunidade de trabalho e renda aos que se qualificaram.
A atividade de enceramento da capacitação foi marcada com um almoço e com a degustação dos itens produzidos durante o curso. Cada aluno recebeu um kit dos produtos fabricados no curso como forma de incentivar os participantes.
Novas e futuras parcerias já estão sendo viabilizadas e deverão auxiliar novas famílias a se qualificarem e criarem oportunidade de ganhos e aumento da renda familiar.
PANIFICAÇÃO
Uma outra parceria firmada entre a Semed via Escola Municipal Rural Carimã na zona rural de Rondonópolis, e o SENAR-MT, oportunizou também recentemente, outro curso de capacitação/qualificação, na produção de Panificação Artesanal e que contou com a participação dos funcionários da unidade escolar Carimã, bem como de moradores da comunidade.
Pães artesanais…
Conforme informações repassadas pelo SENAR, durante o curso de panificação artesanal os alunos puderam aprender um pouco de tudo, como: Segurança e Saúde no Trabalho; Cidadania; Meio Ambiente; Introdução à panificação artesanal e métodos de preparo; Características e qualidade da farinha de trigo, métodos de preparo; Noções sobre os nutrientes que compõem os alimentos; Higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores e ambiente de trabalho; Higiene na preparação dos alimentos; Técnica para o preparo de fermento natural; Preparo de pães diversos, bolos, bolachas, biscoitos e salgados; Técnicas de conservação de massas cruas e pré-assadas; Planejamento e quantificação adequada dos alimentos e ingredientes; Medidas de peso e volume; Equivalências de temperatura; Uso adequado dos ingredientes na preparação; Técnicas de conservação e armazenamento; Controle de qualidade; Noções de Gestão (administração, comercialização, marketing), e a avaliação do aprendizado.
É a Prefeitura de Rondonópolis com a sua visão social através de suas secretarias, criando condições e oportunidades de qualificação e capacitação profissional, para gerar empego e renda as famílias dos trabalhadores, tanto da zona urbana, quanto rural.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis