CRAS mantém atendimento ativo e fortalece famílias no início de 2026 em Primavera do Leste
Foto:
O início do ano de 2026 tem sido de intenso trabalho no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Primavera do Leste. As unidades seguem com atendimento contínuo à população, garantindo a execução dos serviços da proteção social básica, voltados especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a coordenadora do CRAS Jonas Pinheiro, Joelma Caldas, o trabalho desenvolvido pelas equipes vai muito além do atendimento pontual. Segundo ela, o CRAS atua de forma territorializada, respeitando as especificidades de cada região da cidade.
“Hoje, Primavera do Leste conta com quatro unidades de CRAS, todas trabalhando na mesma lógica da proteção básica, porém cada uma com suas particularidades, exatamente por atender realidades diferentes. O serviço é territorial, pensado para responder às demandas reais daquela população, daquele entorno”, explicou.
Entre os principais serviços ofertados está o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, considerado o eixo central das ações do CRAS. O objetivo é fortalecer as famílias, seus vínculos internos e comunitários, para que consigam superar situações de vulnerabilidade social com mais autonomia e apoio.
“O PAIF trabalha no sentido de potencializar essa família, fortalecer os laços familiares e comunitários, para que, nos momentos de dificuldade, ela consiga superar os desafios com o apoio dos serviços e também da própria comunidade”, destacou Joelma.
Além do PAIF, o CRAS Jonas Pinheiro oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com grupos específicos, como o atendimento a idosos, além de ações voltadas para mulheres, crianças e adolescentes. O trabalho inclui atendimentos individuais, atendimentos em grupo e acompanhamentos contínuos, conforme a necessidade de cada família.
Outro ponto fundamental é o acompanhamento das famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, de âmbito federal, e o Ser Família, benefício estadual destinado a famílias de baixa renda.
“Essas são famílias que passam por situações de vulnerabilidade e que precisam de acompanhamento VISANDO A SUPERAÇÃO DESSA REALIDADE. O CRAS está diariamente atendendo essa população, oferecendo orientação, apoio e encaminhamentos”, ressaltou a coordenadora.
O Cadastro Único também funciona dentro da estrutura do CRAS, facilitando o acesso da população aos programas sociais. Embora não seja um serviço exclusivo do CRAS, a presença do cadastro dentro da unidade garante mais proximidade com as famílias.
“O Cadastro Único é uma base de dados do Governo Federal que traça um panorama da realidade das famílias com renda de até três salários mínimos. A partir dele, as pessoas conseguem acessar benefícios como o Bolsa Família, a Carteira do Idoso, o ID Jovem e também é obrigatório para quem solicita o BPC, o Benefício de Prestação Continuada”, explicou.
Ao longo de todo o ano, os serviços do CRAS seguem em funcionamento contínuo, com uma diversidade de ações que buscam promover dignidade, fortalecer vínculos e criar possibilidades para que as famílias tenham uma vida mais estruturada e fortalecida, tanto internamente quanto na relação com a comunidade.
“O nosso trabalho é diário e permanente, sempre no sentido de ampliar as possibilidades dessas famílias, para que elas consigam construir uma realidade melhor”, concluiu Joelma Caldas.






