• 26 de dezembro de 2025
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Tegram consolida liderança no Arco Norte com embarque de 13,5 milhões de toneladas em 2025

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O Consórcio TEGRAM-Itaqui encerra o ano de 2025 reafirmando sua posição como o principal hub logístico do agronegócio no Arco Norte brasileiro. Ao todo, o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) movimentou 13,5 milhões de toneladas de grãos, volume escoado por 202 navios que zarparam do Porto do Itaqui, em São Luís (MA), com destino estratégico aos mercados europeu e asiático.

Desempenho por Cultura e Abrangência Regional

O balanço anual detalha a força das exportações brasileiras: foram 11,7 milhões de toneladas de soja e 1,8 milhão de toneladas de milho. A operação atende prioritariamente a produção dos estados do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de áreas do Nordeste de Mato Grosso, garantindo competitividade aos produtores dessas regiões.

Preparação para a Safra Recorde 2025/26

O desempenho sólido em 2025 coloca o terminal em posição privilegiada para absorver a produção do ciclo 2025/26, estimada pela Conab em 354,8 milhões de toneladas.

Segundo Marcos Pepe Bertoni, presidente do Consórcio TEGRAM-Itaqui, a eficiência do terminal é fruto de um desenho operacional focado em agilidade. “Estamos em uma posição relevante na cadeia de valor, consolidando um corredor logístico que suporta a demanda e garante o ritmo de embarque exigido pelo mercado global”, afirma o executivo.

Eficiência Operacional e Estrutura de Recebimento

Com uma década de operações, o Tegram transformou a logística do Arco Norte ao reduzir custos e otimizar o fluxo de carga. Atualmente, o complexo dispõe de:

  • Armazenagem: 4 armazéns com capacidade estática total de 500 mil toneladas.
  • Modal Rodoviário: Moegas preparadas para receber mais de 900 caminhões por dia.
  • Modal Ferroviário: Capacidade de descarga simultânea de 8 vagões.
Investimento Bilionário: A Terceira Fase de Expansão

O futuro do terminal já está traçado com o projeto da terceira fase de expansão. Com um investimento previsto de R$ 1,161 bilhão, o plano inclui a operação de um terceiro berço de atracação.

Esta nova etapa adicionará 8,5 milhões de toneladas à capacidade anual do terminal, que hoje gira em torno de 15 milhões de toneladas. O objetivo é consolidar o Porto do Itaqui como um dos maiores e mais modernos complexos exportadores de grãos do Brasil, acompanhando o crescimento contínuo da produção nacional.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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