CNA defende avanço na padronização de qualidade do feijão e pulses no Brasil
Foto:
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça-feira (16), de reunião da Câmara Setorial de Feijão e Pulses do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O encontro teve como foco a necessidade de avançar na definição de padrões oficiais de qualidade e classificação para essas culturas, fundamentais para o setor.
Padrões de qualidade como prioridade
Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, destacou a urgência do tema e informou que o grupo técnico da entidade concluiu, em 2023, as minutas de regulamentação para gergelim, grão-de-bico, lentilha e feijões, revisadas em 2025. Segundo ele, a ausência desses instrumentos prejudica a transparência do mercado, dificulta a padronização comercial e limita a agregação de valor aos produtos.
“Até o momento, a prioridade do Mapa esteve voltada para a elaboração do novo regulamento de fiscalização de produtos de origem vegetal. Com a publicação dessa norma, a CNA avaliou ser fundamental dar sequência ao processo e avançar na instituição dos padrões de classificação para feijão e pulses”, afirmou Pereira.
Próximos passos para a regulamentação
Durante o encontro, o colegiado deliberou pela formalização da urgência do tema junto ao Mapa. A proposta prevê que as minutas sejam submetidas à consulta pública no primeiro trimestre de 2026. Essa etapa é considerada essencial para modernizar o marco regulatório e fortalecer a competitividade das cadeias de feijão e pulses no país.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio






