Chuvas beneficiam safra de citros, mas ventos e granizo preocupam produtores
Foto:
Clima favorece a safra, mas traz riscos às plantações
As chuvas registradas na segunda quinzena de novembro trouxeram alívio e umidade ao cinturão citrícola que abrange o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse aumento da umidade vem favorecendo o desenvolvimento das plantações e garantindo boas condições para a colheita da safra 2025/26.
No entanto, o cenário positivo tem sido acompanhado por preocupação. Em várias regiões, as precipitações vieram acompanhadas de ventos fortes e quedas de granizo, o que provocou danos às árvores, queda de frutos e flores e até enfolhamento das plantas.
Municípios paulistas registram prejuízos com granizo
As cidades de Avaré, Pratânia e São Manuel, no interior paulista, foram algumas das mais afetadas. Os municípios registraram queda de granizo recentemente, após enfrentarem fortes tempestades e ventos intensos nas últimas semanas.
No noroeste do estado de São Paulo, produtores também relataram perdas decorrentes do clima extremo. Segundo o Cepea, a frequência de eventos climáticos intensos em 2025 tem preocupado os citricultores, que temem impactos diretos na produtividade e na sanidade dos pomares.
Chuvas ajudam floradas e indicam boa produtividade
Apesar dos transtornos, os pesquisadores ressaltam que o volume acumulado de chuvas continua sendo considerado adequado e as temperaturas mais amenas desde o inverno têm contribuído para o florescimento saudável das plantas.
Essas condições climáticas, de modo geral, sustentam boas expectativas para uma safra mais produtiva e de qualidade satisfatória na maioria das regiões produtoras.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio






