Produtores rurais de Paranaíta concluem formação em sistemas integrados de produção
Foto:
O Plano de Capacitações em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), a Aliança Sipa e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), foi encerrado na última terça-feira (11.11), no Assentamento São Pedro, em Paranaíta. O projeto teve início em junho e contou com seis módulos voltados à formação técnica de produtores locais.
A Sedec esteve presente no encerramento das atividades acompanhando o último módulo da capacitação voltada a produtores locais. A ação integra o Plano ABC+, que tem como objetivo incentivar práticas agropecuárias sustentáveis e de baixa emissão de carbono.
O foco é promover a adoção de sistemas integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que alia o aumento da produtividade à preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio do solo e a redução dos impactos climáticos. O projeto faz parte da segunda fase do Programa REM MT e recebeu investimento de R$ 999.920,16 da Sedec.
As atividades do Projeto Aliança Sipa estão sendo desenvolvidas no Assentamento São Pedro, criado em 1997 como parte da política de reforma agrária. A área, de aproximadamente 35 mil hectares, abriga cerca de 3 mil pessoas distribuídas em 776 lotes. A principal atividade econômica local é a pecuária de corte, seguida pela produção de leite, que também contribui para a renda das famílias assentadas.
Piscicultura em foco
Após o encerramento do plano, a superintendente de Agronegócio e Energia da Sedec, Camila Bez Batti, se reuniu nesta quarta-feira (12) com o prefeito de Paranaíta, Osmar Mandacarú, para conhecer os projetos de desenvolvimento agropecuário da região. Entre os temas apresentados, destaque para as iniciativas voltadas à cadeia da piscicultura, uma das principais atividades produtivas do município e com potencial de expansão.
Ao avaliar os resultados do projeto e as perspectivas de desenvolvimento da região, a superintendente de Agronegócio e Energia da Sedec, Camila Bez Batti, destacou a relevância da iniciativa e o papel das parcerias locais na promoção de uma produção mais sustentável e integrada.
“Esse projeto é muito importante por mostrar, na prática, que é possível aliar produção eficiente com cuidado com o meio ambiente. Foi muito produtiva também a reunião com o prefeito e conhecer de perto o trabalho com a piscicultura, que tem um potencial enorme aqui em Paranaíta e pode movimentar bastante a economia local”, afirmou.
Fonte: Governo MT – MT






