Deputado Nininho sugere construção de nova sede da UCMMAT e mais apoio a vereadores na Assembleia Legislativa
Parlamentar sugere maior integração entre Assembleia e UCMMAT e cobra fortalecimento da entidade com filiações de câmaras, sede própria e suporte legislativo para vereadores Foto: Assessoria
Durante a cerimônia de posse do vereador de Cuiabá, Kássio Coelho, como presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), nesta terça-feira (24.9), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho (Republicanos), defendeu o fortalecimento da entidade. O parlamentar destacou a necessidade de ampliar o número de câmaras filiadas, construir a nova sede da instituição e criar um espaço de apoio aos vereadores dentro do Legislativo estadual.
“Temos que trabalhar para incentivar que mais câmaras se filiem a essa associação tão importante para os vereadores, com estrutura para oferecer apoio e serviços aos parlamentares, principalmente àqueles que vêm do interior, muitas vezes distante mais de mil quilômetros. Chegam aqui e não têm um lugar para serem acolhidos”, justifica Nininho.
O deputado lembra que os vereadores representam a linha de frente da política municipal. Segundo ele, são eles que recebem, em primeiro lugar, as demandas da população. “São mais de mil e quatrocentos vereadores em Mato Grosso. É uma instituição que tem força, tem poder para ajudar a buscar os recursos que os municípios precisam e melhorar a vida das pessoas que vivem no interior. O vereador é o para-choque, é a quem o cidadão primeiro procura para buscar apoio e apresentar os problemas da sua rua, do seu bairro, da sua comunidade”, observa.
Nininho também faz um apelo aos demais deputados estaduais para que incentivem os vereadores de suas regiões a buscar o fortalecimento da UCMMAT. Para ele, essa integração entre Legislativo estadual e municipal amplia a capacidade de captação de recursos e de articulação política.
RECURSOS E EMENDAS
Nininho reforça que os deputados estaduais têm papel decisivo no atendimento às demandas municipais. “Os deputados têm o poder de abrir portas e buscar os benefícios, atendendo as demandas dos vereadores que vêm de longe, de cidades distantes. Somos 24 deputados aqui na Assembleia. Por isso é importante que cada vereador busque o seu deputado parceiro, para quando chegar à capital possa conquistar recursos estaduais por meio das emendas dos deputados para a saúde, a infraestrutura, a agricultura, a educação e a assistência social”, pontua.
Ele acrescenta que a construção da nova sede da UCMMAT deve contar com a participação da Assembleia Legislativa. “Tenho certeza de que todos os deputados vão disponibilizar recursos de emenda para agilizar a construção dessa sede ampla, confortável”, diz.
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO
Nininho propõe que a ALMT reserve um espaço específico para atender vereadores que chegam do interior. A ideia é criar um ponto de apoio com estrutura básica para a atividade legislativa. “Nós temos que arrumar aqui dentro da Assembleia Legislativa uma sala, um espaço onde, com um atendimento personalizado, equipamento de impressão, computadores, o vereador possa redigir e imprimir um ofício e exercer a sua função”, sugere.
Além da infraestrutura física, o deputado defende que a nova diretoria da UCMMAT busque ampliar a rede de proteção social aos vereadores. Ele propõe a criação de convênios para oferta de plano de saúde e seguro de vida. “Principalmente para atender aqueles vereadores que moram em municípios distantes, que precisam realizar longas viagens e estão expostos aos perigos das rodovias e estradas rurais”, comenta.
NOVA GESTÃO
O parlamentar deseja sucesso à nova diretoria da UCMMAT. “Quero parabenizar a nova diretoria e desejar ao Kássio que faça uma grande gestão e dizer que pode contar com o apoio da Assembleia Legislativa e de todos os parlamentares. E vamos trabalhar para filiar o máximo de câmaras municipais”, enfatiza.
Nininho sugere que Kássio Coelho realize uma gestão que coloque o fortalecimento institucional da UCMMAT no centro da agenda política. “É fundamental reforçar a integração entre vereadores e Assembleia Legislativa, além de garantir aos parlamentares municipais uma estrutura adequada ao exercício da função parlamentar”, salienta o deputado.
Redação: Sérgio Ober