Deputado Thiago Silva cobra ampliação de equipe psicossociais para coibir violência nas escolas
Foto: Assessoria
O Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Silva (MDB), cobrou na Sessão Parlamentar desta quarta-feira (27) uma ação enérgica por parte da Secretaria Estadual de Educação para coibir os casos de violência que atingem a comunidade escolar em vários municípios.
“Recentemente vimos casos de violência contra alunos em Alta Araguaia, Cuiabá e agora ameaças sérias contra uma professora em Confresa. Defendo que a Seduc apresente um plano de ação emergencial para coibir os casos de violência, além da ampliação imediata de equipe psicossociais para prestar atendimento a quem for agredido”, cobrou o deputado.
Na última quinta-feira (21), uma professora de uma escola estadual em Confresa procurou a Polícia Judiciaria Civil e registrou um boletim de ocorrência relatando ameaças graves vindas de um grupo de alunos.
Segundo o documento, os estudantes teriam utilizado um grupo de WhatsApp para trocar mensagens em que falavam sobre “descobrir a trajetória da professora” e planejar um possível sequestro. No mesmo espaço virtual, também apareceram falas ainda mais violentas, como “arrancar os olhos”, “arrancar a pele” e “picar na mesa”. A professora relatou que as intimidações começaram após ela cobrar atividades escolares que não estavam sendo entregues.
Thiago também relembrou em sua fala que recentemente ocorreu um caso de violência contra uma estudante de 12 anos em Alta Araguaia, e pela falta de profissionais no município, uma equipe psicossocial teve que ser deslocada em Rondonópolis para atender a emergência.
“Defendo que a Seduc possa implantar nos 142 municípios do Estado as equipes psicossociais com psicólogo, assistente social visando prestar atendimento nas demandas que ocorrem nas unidades públicas”, finalizou o deputado.