Receita libera R$ 2,92 bilhões no 4º lote de restituição do Imposto de Renda
Pagamento contempla quase 1,9 milhão de contribuintes e inclui valores residuais de anos anteriores Foto: Reprodução
Cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 dentro do prazo começam a receber, nesta sexta-feira (29), a restituição referente ao quarto dos cinco lotes programados para este ano. De acordo com a Receita Federal, o valor total do repasse é de R$ 2,92 bilhões, incluindo restituições residuais de exercícios anteriores.
A maior parte do montante será destinada a contribuintes sem prioridade legal, sobretudo aqueles que declararam próximo ao fim do prazo. Neste ano, entretanto, o Fisco passou a dar prioridade a quem utilizou a declaração pré-preenchida em conjunto com a opção de recebimento via Pix, modalidade que tem o CPF como chave.
A consulta ao lote foi liberada em 22 de agosto e pode ser realizada tanto pelo site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, quanto pelo aplicativo da instituição em tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte ou na chave Pix do tipo CPF. Caso a restituição não seja creditada, seja por conta desativada ou outro motivo, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nessa situação, o agendamento pode ser feito no Portal BB ou pela Central de Relacionamento nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não identificar o depósito, é possível verificar pendências acessando o extrato da declaração no e-CAC. Constatada alguma inconsistência, deve-se enviar uma declaração retificadora para inclusão nos próximos lotes. Já quem perder o prazo de resgate no Banco do Brasil terá de solicitar o valor no Portal e-CAC, na aba “Declarações e Demonstrativos”.