• 18 de agosto de 2025
#Destaque #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

EM CUIABÁ

Rondonópolis marca presença na Conferência Estadual de Política para Mulheres

Foto: Divulgação

Rondonópolis participou ativamente da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, nos dias 13 e 14 de agosto, em Cuiabá. Estiveram presentes 10 delegadas locais eleitas durante a Conferência Municipal, realizada no dia 17 de julho, sendo quatro delas do segmento governamental e seis representando a sociedade civil. O foco foi a construção de propostas e o fortalecimento da participação das mulheres nas políticas públicas.

Reunindo representantes de diferentes municípios de Mato Grosso, a Conferência Estadual avaliou as propostas aprovadas nas conferências municipais. Conforme a gerente do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Márcia Casali, que foi uma das representantes de Rondonópolis na conferência, essas propostas foram avaliadas por segmentos, como violência contra a mulher, saúde, trabalho e renda.

Desses debates saíram as propostas que foram votadas para a conferência nacional. Márcia Casali informa que as propostas encaminhadas para a conferência nacional, como pautas de Mato Grosso, estão ligadas a educação, a saúde da mulher e a violência contra a mulher, considerando que o estado, pelo segundo ano consecutivo, detém a maior taxa de feminicídio no Brasil, em termos proporcionais.

A presidente do Conselho Municipal das Mulheres e superintendente de engenharia e arquitetura da Secretaria de Promoção e Assistência Social, Tainá de Oliveira Boaventura, que também representou Rondonópolis na conferência, destaca que percebeu uma grande preocupação, durante a conferência estadual, no sentido de que as propostas voltadas as para mulheres realmente saiam do papel.

Nesse contexto, Márcia Casali observa que Rondonópolis possui a Delegacia da Mulher, mas que não é 24 horas. “Uma das pautas é que sejam implementadas no Estado inteiro delegacias para mulheres 24 horas. Outra questão foi a criação de secretarias municipais voltadas à política pública da mulher. Rondonópolis teve a criação da Superintendência da Mulher, mas se busca melhorar essa questão”, explicou.

Elas dizem ainda que é preciso fortalecer a rede de proteção da mulher envolvendo a saúde, habitação e assistência social. “Tem muitos programas e projetos disponíveis, mas a maioria das mulheres não tem conhecimento”, reforçou Tainá, lembrando também da existência da casa de apoio para as mulheres vítimas de violência, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dentro da problemática de violência contra as mulheres, a Secretaria de Promoção e Assistência Social reforça que é crucial que as mulheres rompam o silêncio, saibam que não estão sozinhas e possam pedir ajuda. Inclusive, Rondonópolis aderiu em 2024 ao programa Ser Família Mulher, que ajuda mulheres vítimas de violência, desde que atendam aos critérios, com um auxílio financeiro para despesas com moradias.

Agora as delegadas eleitas na conferência estadual vão para a conferência nacional nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, em Brasília. Ao todo, sete delegadas vão representar Rondonópolis na conferência nacional, sendo uma do segmento governamental e seis da sociedade civil.

Rondonópolis marca presença na Conferência Estadual de Política para Mulheres

Com dois mil inscritos, kits para corrida