Secult de Primavera do Leste realiza Escuta Pública da Lei Aldir Blanc com artistas e artesãos
O evento acontece no próximo dia 22 a partir de 19 horas no Teatro Municipal e tem como objetivo ouvir os representantes do segmento cultural local Foto: Divulgação
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult), está convocando artistas, artesãos, produtores e fazedores de cultura em geral para participarem da Escuta Pública da Lei Aldir Blanc. O evento acontece no próximo dia 22 a partir de 19 horas no Teatro Municipal e tem como objetivo ouvir os representantes do segmento cultural local para reunir sugestões que comporão o edital do segundo ciclo da Lei na cidade.
De acordo com Rafael Pessoa dos Santos, assistente de Serviços Culturais da Secult, a Escuta Pública tem a finalidade de ouvir as demandas dos diversos segmentos culturais presentes na cidade para construir o Edital da Lei Aldir Blanc, que deve ser lançado em breve. “O que queremos é ouvir a classe artística da cidade, os produtores culturais, artesãos e outros segmento culturais para ouvirmos ideias e sugestões para construir o edital da Aldir Blanc. É importante que todos participem porque ali nós vamos definir as políticas públicas para cada segmento cultural”, explicou.
Ele conta que esse será o segundo ano que o município recebe recursos da Lei Aldir Blanc, que é um recurso federal que surgiu com o objetivo de fomentar a cultura de forma emergencial durante o período da pandemia da Covid-19, mas que pode se tornar uma política pública permanente. “Esse será o segundo ciclo da Aldir Blanc e é um recurso muito importante para a cultura no geral, mas também muito importante para a economia da cidade, pois é um dinheiro que não é retirado do Orçamento municipal. Então, além de fomentar a atividade cultural, ele gira na economia, ajudando os artistas e a cidade”, completou.
Ao todo, o Ciclo 2 da Lei Aldir Blanc destina R$ 621.558,01 para a classe artística de Primavera do Leste, valor que deve ser destinado integralmente para ações e projetos culturais na cidade, prevendo a destinação de parte dos recursos ao fortalecimento e à ampliação do Programa Cultura Viva, que tem como foco o apoio a ações culturais continuadas, realizadas de forma democrática e participativa, especialmente pelos Pontos de Cultura de Primavera do Leste, que desempenham papel fundamental na preservação, promoção e difusão das diversas manifestações artísticas e culturais locais.
Tal medida está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Cultura e da Lei Aldir Blanc, que reconhecem os Pontos de Cultura como protagonistas na articulação entre poder público e sociedade civil, promovendo o acesso descentralizado aos recursos e fortalecendo a rede de agentes culturais em todo o território nacional.
Ao destinar recursos para esse programa, busca-se assegurar a sustentabilidade das iniciativas, ampliar seu alcance junto às comunidades e contribuir para a construção de um sistema cultural sólido, inclusivo e permanente.