• 26 de julho de 2025
#Destaque #Meio ambiente #Primavera do Leste #Redes #Redes Sociais

PREVENÇÃO

Prevenção e qualidade de vida: Primavera cria “Comitê do Fogo” e contratará brigadistas para atuar em conjunto com os Bombeiros

Executivo e Legislativo se unem ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e CEMIP, para ampliar prevenção e resposta a incêndios
Foto: Divulgação

Na tarde da quinta-feira, 24, o prefeito Sérgio Machnic, acompanhado por integrantes do gabinete e das secretarias de Administração e Agricultura e Meio Ambiente, recebeu representantes da Defesa Civil estadual e municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CEMIP e vereadores, para discutir a respeito de um “Plano Integrado de Combate a Incêndios e Queimadas”, no município.

A ação conjunta deu início a um amplo planejamento a ser implementado não apenas no período proibitivo de queimadas, que se se estende até o mês de outubro, mas para os próximos anos. A intenção primária é que seja criada uma brigada municipal de combate a incêndios, com atuação integrada à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. A medida faz parte de um plano de enfrentamento às queimadas, na área rural durante o período de seca, mas que no caso do perímetro urbano é proibido durante todo o ano.

“Temos que ser parceiros nesse momento, considerando que todos os anos o Mato Grosso passa por esse problema e em Primavera não é diferente. A partir de então, vamos elaborar todo um projeto e teremos equipes integradas: os brigadistas contratados pelo município atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que fará o treinamento e cuidará da parte logística”, afirmou o prefeito Sérgio Machnic  durante a reunião. Neste momento o foco principal é a prevenção, com ações coordenadas e resposta rápida às ocorrências.

A aquisição de EPI’s e demais equipamentos, segundo o coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Rocha, poderá ser feito com recursos do Fundo do Meio Ambiente, cuja gestão fica sob a responsabilidade do Conselho Municipal. Isso permitirá que as equipes (quatro, compostas por outros quatro integrantes cada), mantenham um trabalho permanente, em regime de plantão para atender as ocorrências em quaisquer áreas do município.

A união dos esforços entre o poder público e os órgãos de segurança reforça o compromisso com a prevenção e o bem-estar da população, num momento em que os riscos ambientais aumentam com o avanço do período de estiagem. “Tem lugar que pega fogo e à noite a fumaça permanece no ar, entra nas casas e afeta a saúde da população também, algo que agrava ainda mais a situação, então precisamos agir antes que o problema se espalhe”, alertou o prefeito.

Segundo o coordenador de Planejamento da Defesa Civil do estado, Sargento Ramires “essa reunião discute as ações preventivas aos incêndios florestais e estamos à disposição, caso o município precise de apoio para decretação de situações de emergência para conseguir recursos federais para ajudar na resposta e combate aos incêndios. Também possuímos um contrato de aeronave agrícola e que também está à disposição do município e caso seja necessário acioná-las, estaremos junto com o Corpo de Bombeiros e a administração pública, para dar suporte a essas situações”.

O Comandante da 6ª Cia. de Bombeiros de Primavera do Leste, Major Bruno Iop ressaltou que “começamos a traçar estratégias e definir ações conjuntas para o período de estiagem e mais crítico em relação aos incêndios florestais. Foi algo muito produtivo e a partir de agora vamos criar um Comitê do Fogo para conseguirmos gerir as ações e além disso a contratação de brigadistas por parte do município. Isso vai render frutos para os próximos anos e acreditamos que será muito benéfico à toda a população”.

Com relação aos vereadores, representados por Sargento Telles, Anderson Silva e Rafael Abreu, ficou o compromisso de, assim que o Executivo elabore, aprovarem um Projeto de Lei, que servirá para dar continuidade a todas as ações ao longo dos próximos anos.

Quanto à Polícia Militar e à Central de Monitoramento (CEMIP), além do suporte às ações a serem realizadas pelos membros do grupo, também contribuirá de forma direta na fiscalização e na repressão, sobretudo nas queimadas urbanas. Como é proibida a colocação de fogo nestas áreas, caso o cidadão seja pego em flagrante, ou mesmo flagrado pelas câmeras de monitoramento, será identificado e preso. Além de responder portanto às sanções cíveis também será penalizado criminalmente.

“A nós, só resta a agradecer a presença e envolvimento de todos: Defesa Civil estadual e municipal, Legislativo, Polícia Militar e Bombeiros, que já realizam um excelente trabalho em prol da nossa cidade e ao trabalho de monitoramento que também é feito pela Central e contribui em muito com sociedade”, finalizou o prefeito Sérgio Machnic.

Prevenção e qualidade de vida: Primavera cria “Comitê do Fogo” e contratará brigadistas para atuar em conjunto com os Bombeiros

DHPP apura participação de mais de uma