PF mira esquema de lavagem de dinheiro do tráfico com a Operação Extractus
Organização movimentava valores milionários para narcotraficantes de várias regiões do país Foto: PF
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (25) a Operação Extractus, com ações simultâneas nos municípios de Cuiabá e Cáceres, em Mato Grosso. O objetivo é desarticular uma rede de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, que operava movimentações milionárias em nome de organizações criminosas interestaduais.
De acordo com a PF, a ação segue as diretrizes de descapitalização patrimonial e de prisão de lideranças consideradas estratégicas para o funcionamento das facções criminosas envolvidas com o narcotráfico.
As investigações apontam que traficantes de diversas partes do Brasil remetiam grandes quantias em dinheiro aos intermediários do esquema. Esses valores eram, então, “limpos” por meio de mecanismos financeiros que dissociavam os ativos da origem criminosa, conferindo-lhes aparência de legalidade para posterior utilização no mercado formal.
A operação reforça o compromisso da PF com o enfraquecimento financeiro do crime organizado, atingindo o núcleo logístico das facções e seus esquemas de sustentação econômica. Os alvos da operação não tiveram os nomes revelados até o momento. Mais detalhes serão divulgados após a conclusão dos cumprimentos dos mandados judiciais.