A Polícia Militar de Mato Grosso já apreendeu mais de 13,4 toneladas de entorpecentes durante os primeiros sete meses da operação Tolerância Zero, conforme balanço apresentado nesta quarta-feira (16) pelo governador Mauro Mendes (União) e pelos secretários de Estado coronel César Roveri (Segurança Pública) e delegado Victor Hugo Bruzulato (Justiça e Segurança Pública). Os dados foram divulgados em coletiva no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O número representa um crescimento de 184% nas apreensões em comparação ao mesmo período anterior ao programa — entre dezembro de 2023 e junho de 2024 — quando foram recolhidas 4,7 toneladas de drogas.
“Me orgulho muito de todos os investimentos que conseguimos fazer nesses anos. Hoje, Mato Grosso talvez seja o único Estado que tem 100% de cobertura de rádio digital e 100% das forças de segurança equipadas com o melhor armamento disponível no país. É por isso que podemos apresentar resultados concretos, com expressiva redução das práticas criminosas. Isso é fruto de trabalho sério”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Além das apreensões de drogas, os números mostram aumento significativo nas ações operacionais da PM. As prisões por tráfico de drogas subiram de 1.655 para 2.106 casos, um aumento de 27,3%. Já as prisões de foragidos da Justiça saltaram de 1.409 para 1.860, crescimento de 28,5%. Também houve aumento nas prisões em flagrante, de 5.863 para 6.369, o que representa alta de 8,6%.
Entre dezembro de 2023 e julho de 2025, a PM ainda registrou 39.291 boletins de ocorrência e termos circunstanciados, apreendeu 791 armas e simulacros, além de recuperar 501 veículos roubados ou furtados.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou o papel dos investimentos estaduais na ampliação das ações de segurança. “Estamos caminhando juntos para um Estado mais seguro. Apresentar esses dados mostra o empenho dos policiais militares e o compromisso com a qualidade de vida da população. Agradeço ao governador pelos investimentos e aos nossos profissionais, que atuam incansavelmente em todo o território mato-grossense”, declarou.
A operação Tolerância Zero segue como a principal estratégia de repressão ao crime organizado no Estado e é considerada uma das mais eficazes em vigor no país.