Alfabetização em MT supera meta nacional e reforça avanço do plano EducAção 10 Anos
Estado atinge 60,59% de crianças alfabetizadas e se consolida como referência no combate ao analfabetismo infantil Foto: Divulgação
Mato Grosso superou mais uma meta do Plano EducAção 10 Anos ao alcançar 60,59% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, ultrapassando o índice previsto de 59,2%. O resultado, divulgado nesta sexta-feira (11), pelo Ministério da Educação (MEC), integra o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2024 e evidencia o fortalecimento das políticas públicas adotadas em regime de colaboração entre Estado e municípios.
O ICA é uma ferramenta estratégica que acompanha, de forma padronizada, os níveis de alfabetização das crianças brasileiras. Em Mato Grosso, o índice cresceu 3,39 pontos percentuais em um ano, um avanço que, segundo o secretário estadual de Educação, Alan Porto, é fruto de investimentos contínuos em formação de professores, monitoramento da aprendizagem e valorização de boas práticas.
“Os números do ICA mostram que a política educacional orientada pelo governador Mauro Mendes e pelo vice-governador Otaviano Pivetta foi assertiva. Acreditamos que esse avanço se consolidará como base para resultados ainda mais positivos”, avaliou Porto.
Avanços estruturais
Além do avanço no ICA, o secretário destacou que o Ensino Médio da rede estadual também apresentou evolução significativa, saltando da 22ª para a 8ª colocação no ranking nacional do MEC. Outro dado expressivo foi a superação antecipada da meta de redução do analfabetismo: segundo o IBGE, a taxa de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler ou escrever caiu para 3,8% — abaixo da meta de 4% prevista apenas para 2025.
O progresso é atribuído, em grande parte, ao Programa Alfabetiza MT, instituído por lei em 2021, com cinco eixos estruturais: formação continuada de professores, avaliações externas de fluência, fortalecimento da gestão escolar, distribuição de materiais pedagógicos e cooperação entre estado e municípios.
A iniciativa inclui formações regulares para educadores do pré-II e dos primeiros anos do ensino fundamental, aplicação sistemática de avaliações, produção de materiais didáticos contextualizados e reconhecimento de escolas com desempenho destacado por meio do Prêmio Educa MT.
Parcerias e reconhecimento nacional
O Alfabetiza MT conta com apoio técnico da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), formada por instituições como Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, que atuam no fortalecimento da governança educacional entre os entes federativos.
“O progresso alcançado por Mato Grosso mostra que alfabetizar bem é possível quando há política pública estruturada, formação de professores e compromisso coletivo com a aprendizagem”, destacou Daniela Caldeirinha, vice-presidente de Educação da Fundação Lemann.
“A alfabetização na idade adequada é um marco essencial na trajetória escolar. Mato Grosso demonstra que, com articulação técnica, investimento e compromisso, é possível transformar os índices educacionais”, completou Maria Slemenson, superintendente de políticas públicas do Instituto Natura.
O MEC pretende, até 2030, alfabetizar mais de 80% das crianças brasileiras até o 2º ano do ensino fundamental. Mato Grosso, com o novo índice, consolida-se como um dos protagonistas nacionais neste desafio.