Operações aéreas contra o crime triplicam em MT após lançamento do programa Tolerância Zero
Ações do Ciopaer resultaram em aumento expressivo nas apreensões de drogas, armas e veículos no primeiro semestre de 2025 Foto: SESP MT
O número de operações aéreas realizadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso cresceu 200% no primeiro semestre de 2025, impulsionado pela implantação do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, lançado pelo Governo do Estado em novembro do ano passado.
De acordo com balanço da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Ciopaer saltou de 80 operações no primeiro semestre de 2024 para 237 no mesmo período deste ano. O resultado foi um aumento expressivo na produtividade em várias frentes do combate ao crime.
As apreensões de entorpecentes, por exemplo, aumentaram em 620%: de 1 tonelada nos primeiros seis meses de 2024, o volume saltou para 7,7 toneladas em 2025. O número de veículos recuperados cresceu 260%, indo de 22 para 79. Já a quantidade de armas retiradas de circulação mais que dobrou, de 10 para 29, um crescimento de 190%.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, atribuiu os avanços diretamente à política de enfrentamento mais agressiva adotada pelo governo. “O programa Tolerância Zero ampliou as ações das forças de segurança em todo o Estado. O papel do Ciopaer é justamente garantir efetividade e agilidade a essas operações, o que levou ao aumento no número de ações e das apreensões”, declarou.
Para o secretário-adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o apoio aéreo tem sido decisivo para os resultados positivos do programa. “As aeronaves do Ciopaer garantem respostas rápidas e mais precisas nas ações complexas. Isso se traduz em mais ocorrências atendidas, mais presença policial nas ruas e, principalmente, mais segurança para a população”, afirmou.
O programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas foi instituído como uma força-tarefa estadual para o combate integrado ao crime organizado em Mato Grosso. Desde sua implantação, a iniciativa vem intensificando a atuação das polícias Civil e Militar, Força Tática, Bope e demais unidades operacionais, com foco em desarticular grupos criminosos e ampliar a proteção aos cidadãos.