• 11 de julho de 2025
#Meio ambiente #Redes

MEIO AMBIENTE

Sema debate melhorias no CAR Digital 2.0 com engenheiros florestais em evento comemorativo

Mais de 1.500 profissionais já atuam no sistema de cadastro ambiental em Mato Grosso; 55 municípios estão com bases homologadas
Foto: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nesta sexta-feira (11), do Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal, com foco na apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do novo Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0). O evento reuniu dezenas de profissionais da área ambiental, que hoje somam mais de 1.500 técnicos credenciados para atuar com o sistema em Mato Grosso.

Durante a palestra, a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, destacou a importância do diálogo técnico com os profissionais da área. “Estamos aqui para ouvir vocês, esclarecer dúvidas e alinhar estratégias para facilitar a operacionalização do sistema. O CAR Digital 2.0 veio para contribuir com o desenvolvimento do Estado e não para dificultar o processo de regularização dos imóveis rurais”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que os engenheiros florestais desempenham papel essencial no processo de regularização ambiental, motivo pelo qual a Sema propôs à Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF) a construção de uma agenda conjunta de reuniões técnicas. “Estamos abertos a capacitações e eventuais ajustes no sistema para tornar o processo mais dinâmico e tranquilo”, disse.

Durante o encontro, a equipe técnica da Sema apresentou detalhes sobre a estruturação das bases temáticas de referência — fundamentais para análise dos cadastros —, a homologação do sistema e as principais melhorias implementadas desde o lançamento da nova plataforma, em 4 de junho deste ano.

De acordo com os dados apresentados, mais de 12 mil cadastros já foram validados na nova versão do CAR, e 55 municípios do estado já estão com as bases de referência elaboradas e homologadas. As bases incluem informações como localização da hidrografia, remanescentes de vegetação nativa, áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais, entre outros dados essenciais à análise técnica dos imóveis rurais.

A secretária adjunta reforçou que a meta da Sema é cobrir 100% dos municípios de Mato Grosso com as bases temáticas de referência. “Nosso objetivo é acelerar esse processo e garantir que todos os produtores tenham acesso ao sistema com mais segurança e eficiência”, concluiu.

Sema debate melhorias no CAR Digital 2.0 com engenheiros florestais em evento comemorativo

Projeto Redes, da Fundação Bunge, e Sicoob

Sema debate melhorias no CAR Digital 2.0 com engenheiros florestais em evento comemorativo

Cinco faccionados são presos pela PM; um