A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) entregou 1.787 coletes balísticos a policiais penais de todas as unidades prisionais de Mato Grosso no primeiro semestre de 2025. O investimento total de R$ 3,732 milhões garante que todos os servidores da categoria estejam equipados com dispositivos de proteção individual, considerados essenciais para a atividade operacional.
Segundo o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a medida integra o plano de valorização dos policiais penais, alinhado à política estadual de enfrentamento ao crime organizado. “Os equipamentos proporcionam mais segurança para nossas operações, que são frequentes. Trabalhamos em equipe e temos que nos valorizar mutuamente. Só assim vamos vencer o obstáculo que é o enfrentamento às facções criminosas”, afirmou o gestor.

Os coletes foram distribuídos entre os agentes que atuam em escoltas, monitoramento, guarda externa e intervenções emergenciais, como tentativas de fuga e rebeliões. Também receberam os equipamentos as equipes de gerências especializadas e coordenadorias, além do corpo de guarda da própria secretaria.
Além de ampliar o estoque, a entrega também substituiu equipamentos que estavam próximos do prazo de validade, que é de cinco anos. “A política do sistema penitenciário é para que nenhum servidor trabalhe com colete vencido. É uma conquista enorme da carreira. É um marco cada policial ter seu colete e sua arma, um divisor de águas na história da Polícia Penal de Mato Grosso”, destacou o coordenador de Armamento e Logística da Sejus, Dilton Júnior.
