• 31 de agosto de 2025
#Polícia #Redes

SEGURANÇA PÚBLICA

Crimes contra a vida caem em Mato Grosso e atingem menor nível em dez anos

Redução de homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte é atribuída à política de Tolerância Zero e investimentos em segurança
Foto: Polícia Militar

Mato Grosso registrou queda significativa nos crimes contra a vida no primeiro semestre de 2025, alcançando os menores índices dos últimos dez anos, segundo levantamento da Superintendência do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Os dados fazem parte de uma análise da série histórica dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que engloba homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

De acordo com o levantamento, o número de homicídios dolosos caiu 41% na comparação entre os primeiros semestres de 2015 e 2025 — de 557 para 327 casos. Em relação a 2019, a queda foi de aproximadamente 17% (de 393 para 327 registros).

Os latrocínios — roubos seguidos de morte — apresentaram queda de 79% em dez anos, passando de 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015 para cinco neste ano. A comparação com 2019 mostra uma redução ainda maior: 83%, saindo de 29 para cinco casos.

Já as ocorrências de lesão corporal seguida de morte diminuíram 87% em relação a 2015 (de 15 para dois casos) e 60% na comparação com 2019 (de sete para dois registros).

Política de combate às facções

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, atribui a queda dos índices à política de Tolerância Zero às facções criminosas e aos investimentos realizados pelo governo do Estado.

“Os indicadores de crimes violentos demonstram que as forças de segurança, graças aos investimentos feitos pela gestão do governador Mauro Mendes, têm atuado de forma permanente no combate às facções criminosas, por meio de ações ostensivas da Polícia Militar e investigações qualificadas da Polícia Civil. Mesmo diante do cenário nacional de violência ligada ao crime organizado, Mato Grosso caminha na direção oposta, com resultados concretos”, declarou Roveri.

Ação integrada e investigação

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, reforçou que os números refletem o trabalho contínuo e técnico das forças policiais na repressão ao crime.

“A diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais em Mato Grosso é resultado do trabalho diuturno das forças de segurança. A Polícia Civil tem atuado com investigações de repressão qualificada, desarticulando grupos criminosos e combatendo a criminalidade organizada de forma responsável. Nosso compromisso é promover uma sociedade segura, justa e solidária”, afirmou Maidel.

A redução dos CVLIs reforça a consolidação da política estadual de segurança pública, baseada em monitoramento constante, repressão às facções e ampliação de ações integradas, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade.