A Polícia Federal deflagrou, ao longo desta semana, a Operação Rio Verde, com foco no combate à extração ilegal de ouro e à ocupação criminosa dentro da Terra Indígena Sararé, localizada em Mato Grosso. A ação tem como objetivo principal reprimir crimes ambientais e contra a ordem econômica praticados por garimpeiros na região.
Durante a ofensiva, foram inutilizadas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários, geradores de energia e diversas estruturas utilizadas pelos garimpeiros ilegais para a atividade de mineração clandestina. A operação contou com o apoio de policiais do Grupo de Pronta Intervenção da Superintendência da PF em Mato Grosso e da Diretoria da Amazônia.

Além da destruição do maquinário, a Polícia Federal trabalha agora para identificar os responsáveis pelos equipamentos encontrados, visando responsabilizá-los criminal e administrativamente. Todos os envolvidos abordados nas frentes de garimpo serão formalmente qualificados e encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que conduzirá as autuações administrativas.

Já a Polícia Federal seguirá com as investigações para rastrear os financiadores da atividade ilegal, com foco no desmantelamento da estrutura econômica por trás dos garimpos clandestinos que ameaçam o meio ambiente e os territórios indígenas no estado.