A partir desta quinta-feira (06), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso divulgará semanalmente em suas plataformas digitais as peças publicitárias relativas ao Movimento Maio Amarelo 2021. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais respeitoso e responsável. Com características de uma epidemia, a violência no trânsito se tornou um dos principais problemas de saúde pública, com implicações socioeconômicas, em todo o mundo.
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, em 2020 foram registrados 6.578 acidentes de trânsito em Mato Grosso, resultando em 629 óbitos e 5.949 lesões corporais. Em 2019 foram contabilizados 7.164 acidentes de trânsito, sendo 503 fatais. Apesar da pequena redução no número de acidentes, aumentaram as ocorrências graves e os óbitos no trânsito.
No âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, somente em 2020 foram oferecidas, na Capital, 386 denúncias relacionadas a crimes cometidos no trânsito, como homicídio culposo, embriaguez ao volante e lesões corporais culposas.
PROPOSTA: O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O QUE É? É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
POR QUE MAIO? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
POR QUE AMARELO? O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.