Rondonópolis adota arquitetura neoclássica em prédios públicos para valorizar estética e educação
Projeto começa pela Escola Municipal Renilda Silva Moraes e busca transformar o visual urbano, promover valores culturais e estimular o senso estético na comunidade Foto: Assessoria
A gestão do prefeito Cláudio Ferreira em Rondonópolis deu início a uma nova diretriz para os prédios públicos do município: a adoção do estilo arquitetônico neoclássico. A iniciativa começa pela fachada da Escola Municipal Renilda Silva Moraes, situada em ponto estratégico da cidade, na esquina da movimentada Avenida Lions Internacional, no bairro Coophalis.
A proposta é mais do que uma mudança visual. Para o prefeito Cláudio Ferreira, trata-se de uma valorização cultural e pedagógica. “O neoclássico é atemporal, transmite harmonia e grandeza. Queremos entregar não apenas serviços de qualidade, mas também espaços que transmitam valores e beleza, algo que o contribuinte já merece por direito”, afirmou o gestor.
Segundo ele, o novo padrão arquitetônico será adotado sempre que viável em novos projetos públicos. O prefeito argumenta que o impacto vai além da estética e ajuda a fomentar um senso de ordem, limpeza e valorização do espaço público entre os cidadãos. “A beleza educa. Se a criança cresce num ambiente bonito, limpo e organizado, ela absorve esses valores”, declarou.
O secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Pereira Júnior, destacou que o projeto original da reforma da Escola Renilda foi reavaliado com aval do Governo do Estado de Mato Grosso, para que fosse alinhado à nova proposta estética. “Além da nova fachada, a reforma vai garantir mais conforto térmico e ambiental, com troca de cobertura, esquadrias, instalações e acessibilidade”, explicou.
A estrutura da escola também será repensada com foco em paisagismo e criação de espaços recreativos. A expectativa da prefeitura é transformar a unidade em um ponto de referência, tanto no aspecto educacional quanto turístico. “Será um cartão-postal da educação municipal”, ressaltou Carlos Júnior.
O convênio para a reforma da unidade foi firmado em dezembro de 2023 com a Secretaria de Estado de Educação, num valor de R$ 6,4 milhões. Embora o processo licitatório já tenha sido concluído, as obras aguardam a transferência temporária dos alunos para outro prédio, a Escola Altamirando de Araújo Miranda, que passa por adequações para recebê-los.
A previsão é que a reforma comece até o fim deste ano, marcando o início de um novo ciclo na arquitetura pública de Rondonópolis — mais alinhado à valorização da história, da cultura e da estética urbana.