• 28 de maio de 2025
#Ação social #Educação #Primavera do Leste #Redes #Saúde

PRIMAVERA DO LESTE

Primavera do Leste renova compromisso com o Ser Família e amplia ações intersetoriais

Com mais de 400 famílias atendidas, programa agora une Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura para garantir inclusão e dignidade
Foto: Divulgação

Mais do que repassar benefícios, o Programa Ser Família tem sido sinônimo de cuidado integral e transformação social em Primavera do Leste. A parceria entre o município e o Governo do Estado foi renovada na última quarta-feira (21), com a adesão oficial da Prefeitura à nova fase da iniciativa, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes.

Atualmente, 423 famílias em situação de vulnerabilidade são atendidas no município. Por meio de um cartão-benefício, elas têm acesso à alimentação e itens essenciais, conforme critérios que priorizam quem vive com renda per capita inferior a R$ 105, ou seja, em extrema pobreza.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Carlotto, o Ser Família vai muito além da assistência direta. “Com esse pacto, não estamos apenas entregando benefícios; estamos investindo em dignidade, cidadania e pertencimento”, destaca.

A novidade desta etapa é a formação de um pacto intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura. O objetivo é garantir ações coordenadas que ofereçam mais que suporte financeiro, promovendo desenvolvimento humano e inclusão social.

Como funcionará o pacto intersetorial:

  • Assistência Social: inclusão em programas de emprego e renda, fortalecimento familiar e acesso ao CRAS e Cadastro Único;

  • Saúde: acompanhamento nutricional infantil, atualização vacinal, incentivo à amamentação e monitoramento de condicionalidades;

  • Educação: combate ao analfabetismo funcional, reforço escolar e apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem;

  • Cultura: oficinas artísticas e culturais para promoção da identidade comunitária, geração de renda e protagonismo juvenil.

A secretária Tânia Carlotto enfatiza que o programa representa uma estratégia de transformação com resultados reais. Ela também destaca o apoio da primeira-dama Virgínia Mendes, que, segundo ela, “tem sido uma grande aliada na luta pela dignidade das famílias mato-grossenses”.

A parceria com o Estado, por meio da SETASC e da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família, garante o suporte técnico necessário e fortalece as ações locais, permitindo que cada iniciativa chegue a quem mais precisa, com cuidado e responsabilidade.