• 24 de maio de 2025
#Ação social #Educação #Redes #Rondonópolis

EDUCAÇÃO

Infância em cena: Cultura e educação se encontram em debate nas Escolas de Artes Municipais em Rondonópolis

Evento gratuito discute os impactos da arte na infância com especialistas em psicologia, educação e arte-educação no Centro Cultural José Sobrinho
Foto: Divulgação

A infância como fase decisiva no desenvolvimento humano está no centro do debate promovido pela Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, que realiza mais uma edição do programa “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades”. No mês de maio, o evento volta seu olhar à infância e ao papel da cultura no ambiente educacional com o tema “Infância e Cultura nas Escolas de Artes Municipais”.

O encontro será realizado na próxima segunda-feira (26), das 19h às 21h, no Centro Cultural José Sobrinho, e é aberto a toda a população. A proposta é refletir sobre os caminhos da arte-educação voltada ao público infantojuvenil e promover um espaço de troca entre educadores, artistas e demais agentes culturais.

A abertura será feita por Camila Zenzele Pinho, superintendente de Ações Culturais da Secretaria e coordenadora do encontro. Ela ressalta que o objetivo é aprofundar a discussão sobre os processos educativos em ambientes artísticos com crianças e adolescentes. “A proposta é refletir sobre a infância e sua relação com a cultura no contexto das Escolas Municipais de Artes, promovendo uma escuta ativa entre os profissionais da área”, explica.

Às 19h, a psicóloga Carmem Lúcia Sussel Mariano, docente da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), ministra o colóquio “Direito fundamental das crianças: o que precisamos saber?”. Com vasta experiência em pesquisa sobre infância, cidadania e cultura, Carmem abordará práticas pedagógicas voltadas à valorização da criança como sujeito de direitos e as relações entre infância e mídia.

Na sequência, às 20h, o arte-educador, ator e diretor Dheysiel Barbosa apresenta a palestra “Processos de ensino em arte no eixo sociocultural”. Com ampla atuação em programas sociais e culturais, Dheysiel traz à discussão a importância da arte como ferramenta de transformação social e formação cidadã, destacando sua experiência no Sesc, no Conselho Tutelar e na coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude.

Encerrando o ciclo de debates, às 21h, Camila Zenzele retorna com a mesa “Metodologias ativas: a escola de artes como política pública”, abordando práticas educativas que valorizem a expressividade infantil e promovam inclusão social. Camila é mestre em educação pela UFMT e pós-graduanda em produção cultural. Ela defende a arte como base para o desenvolvimento ético, emocional e humano: “A educação artística estimula a sensibilidade, a sociabilidade e os sentidos sobre a vida com enfoque ético e autorresponsabilidade.”

Para participar, basta se inscrever por meio do formulário disponível em:
https://docs.google.com/forms/…

O Centro Cultural José Sobrinho está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.