• 20 de maio de 2025
#Educação #Primavera do Leste

PRIMAVERA DO LESTE

Homenagem aos 39 anos de Primavera do Leste emociona com maquetes feitas por alunos da EMEF Novo Horizonte

Projeto “39 Primaveras” mobiliza cerca de 480 estudantes e envolve famílias na construção de 250 maquetes que retratam a história e os cenários marcantes do município
Foto: Reprodução

Em comemoração aos 39 anos de Primavera do Leste, um projeto da Secretaria Municipal de Educação tem emocionado a comunidade escolar e familiar: trata-se do Projeto 39 Primaveras, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte. A ação mobilizou aproximadamente 480 alunos dos 4º e 5º anos, resultando na produção de 250 maquetes que representam com criatividade e sensibilidade os marcos históricos e culturais da cidade.

Segundo o diretor da escola, Altamiro Sousa Luz, a iniciativa integra uma das 39 atividades previstas pela Prefeitura para celebrar o aniversário da cidade. “Mais do que uma simples tarefa escolar, o projeto tem como objetivo fomentar a valorização da cultura, das tradições e da memória local, por meio da arte e da participação ativa da comunidade escolar”, destacou.

As maquetes foram elaboradas em casa com o apoio das famílias, e representam casas, igrejas, praças, ruas e monumentos emblemáticos de Primavera do Leste. A coordenadora pedagógica Dorileia Adriana Santos da Silva enfatizou que o projeto reforça o sentimento de pertencimento e orgulho pela cidade: “Cada maquete é resultado de afeto, dedicação e identidade”.

A aluna Valentina, do 4º ano, resumiu a essência do projeto: “Todo mundo se ajudou, foi uma forma de união. Foi muito bonito”. Já sua colega Maria Fernanda falou sobre a importância do trabalho em equipe: “A maquete exige colaboração. A gente representou a lagoa, e ficou super incrível. Eu amei!”.

Durante a exposição na escola, familiares visitaram a mostra e prestigiaram o empenho dos estudantes, fortalecendo os laços entre escola e comunidade. “É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças ao apresentar seus trabalhos. Cada pedacinho dessas maquetes conta uma história da cidade e da dedicação envolvida”, completou o diretor Altamiro.

Na tarde de ontem, uma pré-seleção das maquetes foi realizada pela equipe da Secretaria de Educação. Vinte delas foram escolhidas com base em critérios como criatividade e proporção, e passarão por uma votação interna entre os alunos. A vencedora será exibida no saguão da Prefeitura como forma de reconhecimento oficial à criatividade dos estudantes da EMEF Novo Horizonte.

Para a secretária de educação, Luciani Cunha, o projeto é exemplo de como a educação pode transformar e engajar. “Quando escola, família e comunidade caminham juntas, o aprendizado ganha vida. Esse projeto deixa um legado afetivo e pedagógico, desperta o olhar sensível para a história local e reforça os vínculos entre as novas gerações e a cidade que ajudaram a retratar com tanto carinho”, concluiu.

Homenagem aos 39 anos de Primavera do Leste emociona com maquetes feitas por alunos da EMEF Novo Horizonte

Briga de casal termina com ferimentos e