• 13 de maio de 2025
#Polícia

PESCADO ILEGAL

Pescador é preso com 79 peixes ilegais em Várzea Grande e suspeito de rifar exemplar de grande porte

Ação da Dema resultou na apreensão de 64 kg de pescado irregular; caso foi enquadrado na Lei do Transporte Zero
Foto:

Um pescador profissional de 39 anos foi preso na segunda-feira (12) em Várzea Grande por comercializar peixes de espécies protegidas e fora da medida permitida. A ação foi conduzida por investigadores da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) após denúncias que apontavam não apenas a venda ilegal do pescado, mas também a realização de uma rifa de um peixe de grande porte — prática que intensificou a gravidade do caso.

De acordo com as informações repassadas à polícia, o homem mantinha o pescado irregular em sua própria residência. Diante das denúncias, a equipe da Dema montou uma campana nas proximidades da casa. Quando o suspeito chegou ao local com algumas sacolas, foi abordado pelos investigadores. Ele se apresentou como pescador profissional e chegou a mostrar sua carteira que comprova o exercício da atividade.

Com a autorização do próprio suspeito, os policiais entraram na residência para uma vistoria, onde localizaram, em um freezer, uma grande quantidade de peixes em situação irregular. Entre os exemplares apreendidos estavam 22 peraputangas, 6 dourados e 1 cachara — todas espécies cuja captura é proibida — além de 26 pacus abaixo da medida permitida por lei.

No total, foram apreendidos 79 peixes, que juntos somavam 64 quilos de pescado. Todo o material, incluindo o freezer utilizado para armazenar os peixes, foi apreendido. O pescado foi destinado a uma entidade filantrópica da região, conforme prevê a legislação ambiental.

A prisão foi realizada com base na Lei nº 12.434/2024, conhecida como Lei do Transporte Zero, sancionada pelo governador Mauro Mendes. A norma proíbe a pesca, armazenamento, transporte e comercialização de pescado oriundo dos rios de Mato Grosso, com o objetivo de garantir a recuperação dos estoques pesqueiros no estado.

O pescador foi conduzido à delegacia e responderá por crime ambiental, além de estar sujeito às sanções previstas pela nova legislação estadual. A Polícia Civil continua investigando se há outros envolvidos na comercialização do pescado ilegal e se o esquema da rifa era mais amplo.

Pescador é preso com 79 peixes ilegais em Várzea Grande e suspeito de rifar exemplar de grande porte

PF deflagra nova fase da Operação Sisamnes

Pescador é preso com 79 peixes ilegais em Várzea Grande e suspeito de rifar exemplar de grande porte

Confronto com a Força Tática termina com