• 7 de maio de 2025
#Polícia

BARRA DO BUGRES

Operação Sentinela 2 desmantela rinha de galos em chácara

Polícia Civil resgata 17 aves e um cão vítima de maus-tratos, além de apreender arma de fogo e munições no local
Foto:

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Regional de Tangará da Serra e da Delegacia de Barra do Bugres, deflagrou na manhã desta terça-feira (6) a segunda fase da Operação Sentinela, que resultou na identificação e interdição de uma chácara utilizada como ponto de rinha de galos, localizada na saída para Lambari D’Oeste.

A ação foi motivada por denúncias anônimas que informavam sobre a presença de galos mantidos em gaiolas de madeira, supostamente usados em rinhas. No local, os policiais encontraram 17 galos com sinais de maus-tratos, um cachorro em situação de vulnerabilidade, além de diversos materiais típicos desse tipo de prática ilegal, como tapa-bicos, protetores de espora e um ringue improvisado para brigas.

Também foram encontradas aves mortas na propriedade e uma arma de fogo calibre 38 com sete munições intactas. A arma, que não possui registro legal, será periciada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Todos os animais foram resgatados e encaminhados para atendimento e acolhimento em local seguro.

Um homem que estava na chácara foi conduzido à Delegacia de Barra do Bugres, onde será interrogado pelo delegado Fernando Filiu Albuquerque. Caso confirmada sua responsabilidade, ele poderá responder por posse ilegal de arma de fogo e maus-tratos a animais, conforme prevê a legislação vigente.

A Polícia Civil reforça que ações como a Operação Sentinela visam combater práticas criminosas que ferem os direitos dos animais e colocam em risco a segurança pública. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais da instituição.