PF deflagra Operação Controle contra tráfico transnacional de medicamentos controlados
Mandados foram cumpridos em Anastácio e Corumbá (MS); servidores públicos são investigados por participação em esquema ilegal. Foto:
A Polícia Federal de Cáceres (a 217 km de Cuiabá) deflagrou, nesta terça-feira (30), a Operação Controle, com foco no combate ao tráfico transnacional de medicamentos controlados, que vinham sendo comercializados de forma irregular, sem o devido receituário médico. A ação ocorreu nas cidades de Anastácio e Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Cáceres.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de duas pessoas, que transportavam 60 caixas do medicamento Rohydorm, totalizando 1.800 comprimidos. O princípio ativo do remédio é o Flunitrazepam, substância listada pela Anvisa como de controle especial. O medicamento é conhecido por induzir sono profundo, além de possuir efeitos ansiolíticos, anticonvulsivantes e relaxantes musculares.
Durante a apuração, a Polícia Federal identificou a atuação de um grupo criminoso que adquiria os medicamentos sem prescrição médica com a finalidade de revendê-los de forma clandestina, visando o lucro.
O mais alarmante, segundo a PF, é a possível participação de servidores públicos lotados em órgãos de fiscalização na fronteira, suspeitos de facilitar a entrada irregular dos medicamentos. Eles teriam recebido vantagens indevidas para omitir fiscalizações e permitir o transporte dos remédios sem impedimentos legais.
A Polícia Federal segue com as diligências e novas fases da investigação não estão descartadas. O objetivo é identificar todos os envolvidos no esquema criminoso e responsabilizá-los de acordo com a legislação vigente.